A PRODUÇÃO DO ESPAÇO E DA MORADIA ATRAVÉS DAS PRÁTICAS DO SETOR IMOBILIÁRIO
TRÊS CASOS PAULISTANOS
DOI:
https://doi.org/10.36661/2448-1092.2007v4n6.12793Palavras-chave:
Produção do espaço, Segregação socioespacial, Urbano, Financiamento habitacional, Setor imobiliárioResumo
O urbano tem se estruturado a partir de uma tríade composta pela fragmentação, homogeneização e hierarquização do espaço, o que leva à formação de cidades cada vez mais segregadas e segregadoras. As práticas dos agentes imobiliários, tanto privados como estatais, contribuem em grande medida para a produção desse espaço perverso para os seus habitantes. O presente artigo analisa as práticas de produção da moradia por parte de três grupos de agentes imobiliários atuantes no município de São Paulo, que se distinguem entre si pelo acesso aos recursos financeiros, pelo público alvo a que destinam seus produtos e pelas áreas em que constroem seus projetos. O resultado é a formação de um espaço urbano
que, cada vez mais, isola e separa seus habitantes.
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