DIFERENCIAÇÃO TERRITORIAL E URBANODIVERSIDADE
ELEMENTOS PARA PENSAR UMA AGENDA URBANA EM NÍVEL NACIONAL
Resumo
A presente reflexão busca discutir a diversidade territorial e urbana brasileira como pressuposto para pensar teorias e políticas urbanas em nível nacional. Para isso, considera-se o atributo da diversidade, recorrentemente sugerido como elemento importante para compreender a sociedade, como igualmente
válido para tratar diferenças espaciais brasileiras e a manifestação não homogênea do fenômeno urbano em nível nacional. Nesse sentido, utiliza-se o termo urbanodiversidade como sugestivo para dois tipos de empreendimentos: o primeiro, no campo do pensamento teórico, e o segundo, no campo da ação política. Para esse intento de reflexão, inicialmente são feitas algumas considerações a respeito da pertinência do atributo da diversidade para abordar questões atuais no âmbito da ciência geográfica e, em seguida, visualiza-se esse mesmo atributo para enfocar a particularidade regional e urbana amazônica. Finaliza-se apresentando elementos caracterizadores da particularidade urbana da Amazônia e que buscam anunciar a urbanodiversidade que se faz presente nessa mesma realidade regional.
CIDADES está licenciada sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. A revista não promoverá nenhuma forma de remuneração por direitos autorais e os autores e autoras, ao submeterem seus textos, confirmam ciência sobre sua divulgação em acesso aberto. De igual modo, CIDADES não cobrará dos autores e autoras quaisquer taxas de publicação ou revisão. Os autores e autoras são detentores dos direitos autorais dos textos publicados na revista.