O que é isto que se mostra do Itinerário Formativo: percepções de professoras de Química do Centro-Oeste

Autores

  • Ana Carolina Manvailer Siqueira Universidade Federal da Grande Dourados
  • Vivian dos Santos Calixto Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECMat-UFGD). https://orcid.org/0000-0002-5521-0633

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2025v8n1.15161

Palavras-chave:

Novo Ensino Médio, Entrevistas, Análise Textual Discursiva

Resumo

No campo educacional a seleção de determinados conteúdos em detrimento de outros expressa intencionalidades e modos de ser e estar de uma sociedade. Considerando que a experiência vivenciada na Escola oportuniza uma formação mais ou menos alienadora/domesticadora, o espaço do currículo se torna um importante palco de disputas e de constituição de identidades. Nas últimas décadas foram propostas distintas reformas curriculares que prometeram resolver os problemas crônicos do sistema educacional. Dentre elas destacam-se o Novo Ensino Médio (NEM) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que alicerçaram sua proposição mediante a propaganda da flexibilização curricular e maior atratividade. Diante dessa conjectura, em nosso estudo intencionamos compreender o contexto do Itinerário Formativo (IF) por meio de entrevistas com três professoras. Do processo de análise das entrevistas, via Análise Textual Discursiva, emergiram quarenta e duas unidades de significado, quatorze categorias iniciais, quatro categorias intermediárias e uma final. Nesse artigo nos centramos no debate de duas categorias intermediárias, uma vinculada às acepções do NEM e a outra nos seus impactos. No processo interpretativo foi possível identificar pistas relevantes no desafio de compreensão do IF, tais como: i) a dualidade das acepções do NEM e IF; e ii) desocultamento da realidade.

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Biografia do Autor

  • Ana Carolina Manvailer Siqueira, Universidade Federal da Grande Dourados

    Licencianda em Química na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Bolsista de Iniciação Científica. Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil. E-mail: ana.siqueira033@academico.ufgd.edu.br ORCID: https://orcid.org/0009-0007-3999-4697

  • Vivian dos Santos Calixto, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECMat-UFGD).

    Licenciada em Química e Mestre em Ensino de Ciências (FURG). Doutora em Educação para a Ciência e a Matemática (UEM). Professora Adjunta (UFGD) e Docente Permanente do PPGECMat/UFGD, Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil. E-mail: viviancalixto@ufgd.edu.br ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5521-0633  

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Publicado

25-11-2025

Como Citar

MANVAILER SIQUEIRA, Ana Carolina; DOS SANTOS CALIXTO, Vivian. O que é isto que se mostra do Itinerário Formativo: percepções de professoras de Química do Centro-Oeste. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 8, n. 1, p. e15161, 2025. DOI: 10.36661/2595-4520.2025v8n1.15161. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/15161. Acesso em: 7 dez. 2025.