A divulgação científica no Ensino de Ciências e a Formação de Professores: a solução pode ser a BNCC?

  • Márcio Rodrigo Vilela Duarte Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD
  • Vivian dos Santos Calixto Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD
  • Fernando César Ferreira Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD
Palavras-chave: Divulgação Científica, Ensino de Ciências, BNCC

Resumo

No contexto pandêmico a Divulgação Científica (DC) delineia-se como uma aliada da população, especialmente quando busca informações sobre o processo de vacinação. Diante desse cenário, percebe-se que a mesma possui um papel importante na sociedade, e nesse caso é válido destacar que de acordo com pesquisas recentes, os brasileiros pouco se interessam/envolvem com as políticas públicas voltadas para a Ciência e acreditam que aprender Ciências é muito complexo/difícil. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo analisar como a reformulação proposta para a Educação Básica, através da implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aborda a temática da DC no âmbito do Ensino de Ciências. Para tanto, desenvolvemos uma investigação qualitativa com estudo documental, tendo como material empírico primário o documento da BNCC, da área de Ensino de Ciências. Por meio da análise percebemos que a DC assume zonas de discussão, mesmo que de maneira frágil, em diferentes momentos do documento, aspectos que demandarão repensarmos as dimensões inerentes ao contexto do Ensino, Fundamental, Médio e nos cursos de Formação de Professores.

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Publicado
23-06-2022
Como Citar
VILELA DUARTE, M. R.; DOS SANTOS CALIXTO, V.; FERREIRA, F. C. A divulgação científica no Ensino de Ciências e a Formação de Professores: a solução pode ser a BNCC?. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 5, n. 2, p. 319-337, 23 jun. 2022.