Ensino de funções oxigenadas: uma experiência didática utilizando plantas medicinais para contextualização da aprendizagem em ambiente virtual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2025v8n1.14704

Palavras-chave:

Funções Orgânicas Oxigenadas, Ensino Remoto, Metodologias de Ensino

Resumo

O ensino de Química, especialmente no que se refere às funções orgânicas oxigenadas, apresenta desafios devido à sua abordagem abstrata e descontextualizada. Este trabalho teve como objetivo desenvolver e aplicar uma experiência didática baseada no tema plantas medicinais como ferramenta para tornar o ensino desse conteúdo mais próximo da realidade dos alunos. A sequência didática foi realizada virtualmente via plataforma google Meet, entre agosto e dezembro de 2020, tendo como público alvo uma turma de 66 alunos do terceiro ano do ensino médio, de uma escola pública estadual da cidade de Esperança-PB. A pesquisa foi estruturada em três etapas: levantamento dos conhecimentos prévios sobre plantas medicinais, aplicação da sequência didática e avaliação da percepção dos alunos quanto à metodologia adotada. Os dados foram coletados por meio de questionários com 4 questões relacionadas ao tema, cujas respostas foram analisadas e algumas transcritas para interpretação qualitativa. Os resultados indicaram que mais de 90% dos alunos conseguiram estabelecer conexões entre o tema e o conteúdo estudado, considerando a abordagem mais dinâmica e atrativa. Esta experiência ressalta a importância de metodologias ativas que incentivem a participação dos estudantes, fomentam o engajamento e apoiam a aprendizagem significativa e contextualizada.

 

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Publicado

26-06-2025

Como Citar

FRANÇA, Joseilton Franco; TORRES, Maria Conceição de Menezes; DE LUNA, Leossandra Cabral; DE ARAÚJO, Lidiane Gomes. Ensino de funções oxigenadas: uma experiência didática utilizando plantas medicinais para contextualização da aprendizagem em ambiente virtual. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 8, n. 1, p. e14704, 2025. DOI: 10.36661/2595-4520.2025v8n1.14704. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14704. Acesso em: 7 dez. 2025.