Ensino de ciências para os anos iniciais: contribuições dos livros didáticos para o currículo escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2024v7n2.14603

Palavras-chave:

Freire, Materiais didáticos, Abordagem de temas

Resumo

Alfabetizar científico-tecnologicamente através da abordagem de temas para que o educando possa compreender sua situação existencial e intervir no meio vivido é o que buscamos. Considerando o livro didático um dos principais auxiliares do educador, investigamos: de que forma os livros didáticos de Ciências contribuem para a abordagem temática e a alfabetização científico-tecnológica nos anos iniciais do Ensino Fundamental? Objetivamos investigar como se apresenta a AT e a ACT em livros didáticos, para o ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Utilizamos como aporte teórico Freire e pressupostos CTS. Para a pesquisa utilizamos onze coleções de Ciências, destas, quatro são interdisciplinares (ciências, história e geografia) e sete de ciências. Metodologicamente, seguimos a Análise Textual Discursiva emergindo as categorias: contribuições dos livros didáticos para o ensino de Ciências nos Anos Iniciais, e possibilidades que podem ser ampliadas ao desenvolver a abordagem temática e Alfabetização Científico-tecnológica a partir dos livros didáticos. Com a realização da pesquisa, concluímos que cabe ao educador selecionar a coleção de LD que mais se aproxima da sua realidade, assim como conduzir sua prática usando-o como fonte de consulta, podendo propor uma abordagem diferente ou experimentos, problematizações e realizar retificações de acordo com a sua necessidade.

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Biografia do Autor

  • Rosemar Ayres dos Santos, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Licenciada em Física, Mestra e Doutora em Educação pela UFSM. Professora na Universidade Federal da Fronteira Sul.

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Publicado

27-08-2024

Como Citar

KLESZTA, Sandra Fabiane; SANTOS, Rosemar Ayres dos. Ensino de ciências para os anos iniciais: contribuições dos livros didáticos para o currículo escolar. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 7, n. 2, p. 143–162, 2024. DOI: 10.36661/2595-4520.2024v7n2.14603. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14603. Acesso em: 8 mar. 2025.