Hoje tenho aula. Que caderno eu levo?

  • Rosemar Ayres dos Santos Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: Ensino, Formação, Prática educativa

Resumo

A educação escolar, ao longo do tempo, sofreu inúmeras mudanças/transformações, mas, uma coisa perpassa por todo esse período e se mantém, as horas de planejamento de aulas para serem ministradas nas disciplinas escolares. E, para isso precisamos do caderno de planejamento, também, muitas vezes, denominado de diário de classe ou diário do professor. Como o próprio nome diz, é um caderno, seja de papel ou virtual, receptor das aulas planejadas a serem ministradas, nele depositamos, também, entre outras cosias, as  observações/anotações durante as aulas e/ou pós-aulas, enfim, local no qual fazemos um mapeamento de tudo que necessita ser discutido em sala de aula. Assim, tem muitos registros, sejam das concepções de currículo, seja o currículo propriamente dito, sejam as metodologias de ensino, as reflexões da prática, dentre tantas possibilidades. Desse modo, nesse relato de experiência problematizarei a utilização desse documento/registro da vida em sala de aula de forma próxima a uma narrativa autobiográfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosemar Ayres dos Santos, Universidade Federal da Fronteira Sul

Licenciada em Física pela UFSM, Mestre em Educação e Doutora em Educação na linha de pesquisa Práticas Escolares e Politicas Públicas pela UFSM. Atualmente é Professora na área de Ensino de Física na UFFS, Campus Cerro Largo/RS. Integra o Grupo de Estudos Temáticos Ciência-Tecnologia-Sociedade (GETCTS), vinculado ao Centro de Educação da UFSM e o Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM), vinculado a UFFS. Atua na área de Educação em Ciências/Física, com ênfase em Currículo, Abordagem Temática, Movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), Pensamento Latino-Americano em Ciência-Tecnologia-Sociedade (PLACTS), Formação de Professores e Práticas Pedagógicas. É bolsista CAPES do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, coordenando o subprojeto PIBID Física.

Publicado
21-11-2019
Como Citar
SANTOS, R. Hoje tenho aula. Que caderno eu levo?. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 2, n. 3, p. 270-277, 21 nov. 2019.