A literatura de cordel como potencializadora de temas científicos no Ensino de Ciências: um relato de experiência com a temática do aquecimento global
DOI:
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2025v8n1.14277Palavras-chave:
Literatura de Cordel, Ensino de Ciências, Aquecimento globalResumo
O presente artigo tem o intuito de relatar uma oficina desenvolvida com estudantes do 5º ano acerca do aquecimento global em interface com a utilização da literatura de cordel. A oficina ocorreu em três momentos, a saber: 1) Investigação sobre os conhecimentos prévios dos estudantes; 2) Exposição do conteúdo mudanças climáticas); 3) Breve apresentação sobre o cordel e suas características; 4) Atividade prática: elaboração de cordel e xilogravura. Mediante os resultados obtidos, apontamos para as potencialidades e entraves advindos com o desenvolvimento dessa atividade. Nesse sentido, refletimos acerca da importância da utilização da literatura de cordel para trabalhar com temas científicos, principalmente, nos anos iniciais.
Downloads
Referências
BARBOSA, A. S. M.; PASSOS, C. M. B.; COELHO, A. de A. O cordel como recurso didático no ensino de ciências. Revista Experiências no Ensino de Ciências, v. 62, p.161-168, 2011.
BORGES, L. C. S; BROIETTI, F. C. D; ARRUDA, S. M. Ações docentes em aulas expositivas dialogadas de química no ensino médio. Investigações em Ensino de Ciências – V26 (1), pp. 53-69, 2021. Acesso em 09 de dez de 2023. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/1962
CARREIRO, L. M. et al. A importância do uso da literatura do cordel como facilitador do ensino-aprendizagem da química orgânica no ensino médio. In: Encontro Nacional de Enino de Química. Salvador, 2012. Anais [...] Disponívelem: https://portalseer.ufba.br/index.php/anaiseneq2012/article/view/7933. Acesso em: 24 dez. 2022.
CUNHA, R. G.; RODRIGUES, M. A. Promovendo a alfabetização científica através de oficinas pedagógicas sobre atmosfera, efeito estufa e aquecimento global. Experiências em Ensino de Ciências v.14, No.1, 2019. Acesso em: 13 de dez de 2023. Disponível em: https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/36/25
DELIZOICOV, N. C.; SLONGO, I. I. P. O ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental: elementos para uma reflexão sobre a prática pedagógica. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (32), 2013. Acesso em 9 de dez de 2023. Disponível em: https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/75
MARIANI, V. C. P.; SEPEL, L. M. N. Oficinas e docências: construindo saberes para o ensino dos anos iniciais. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 6, n. 1, p. 80-100, 4 maio 2023. Acesso em: 13 de dez de 2023. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13053
MORAIS, R. M.; EUGÊNIO, B. G. A utilização do cordel como recurso nos trabalhos em ensino de ciências: uma revisão sistemática da literatura. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 1031–1047, 2021. DOI: 10.46667/renbio.v14i2.474. Disponível em: https://renbio.org.br/index.php/sbenbio/article/view/474 . Acesso em: 13 dez. 2023.
OLIVEIRA, S. M. L.; ALMEIDA, R. O. A utilização da literatura de cordel como instrumento mediador na aprendizagem sobre aquecimento global. In:ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS -ENPEC, 10., Águas de Lindóia, SP, 2015. Anais [...]. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/resumos/R1654-1.pdf. Acesso em: 20 out. 2020.
SANTOS, W.; SILVA, I. As potencialidades da Literatura de Cordel para o Ensino de Física na perspectiva de professores-pesquisadores da área de Educação em Ciências. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 3, n. 1, p. 214-234, 4 jun. 2020. Acesso em 09 de dez 2023. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11128
SEABRA, S. F. F.; LAMEIRA, A. P. G.; MENDONÇA, G. A. F. Análise e (re) construção de conceitos sobre efeito estufa e aquecimento global por estudantes da 7a série do Ensino Fundamental -Pará. III ENEBIO & IV EREBIO – Regional 5 V Congreso Iberoamericano de Educación en Ciências Experimentales. Revista da SBEnBio – Número 03. Outubro de 2010. Acesso em: 13 de dez de 2023. Disponível em: https://www.sbenbio.org.br/publicacoes/anais/III_Enebio/A010.pdf
SOARES, A. C.; MAUER, M. B.; KORTMANN, G. L. Ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: possibilidades e desafios em Canoas-RS. Revista de Educação, Ciência e Cultura | v. 18 | n. 1 | jan./jun. 2013. Acesso em: 9 de dez de 2023. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/229384408.pdf
TEIXEIRA, F. M.; SOBRAL, A. C. M. B. Como novos conhecimentos podem ser construídos a partir de conhecimentos prévios: um estudo de caso. Ciência & Educação, v. 16, n. 3, p. 667-677, 2010. Acesso em: 09 de dez. de 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/HGqTSFFXNpSSkg4vnDFw3mh/?format=pdf&lang=pt
VIGOTSKY, Levi Seminovitch. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Rutiléa Mendes de Morais, Rafael Casaes de Brito

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.