A literatura de cordel como potencializadora de temas científicos no Ensino de Ciências: um relato de experiência com a temática do aquecimento global

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2025v8n1.14277

Palavras-chave:

Literatura de Cordel, Ensino de Ciências, Aquecimento global

Resumo

O presente artigo tem o intuito de relatar uma oficina desenvolvida com estudantes do 5º ano acerca do aquecimento global em interface com a utilização da literatura de cordel. A oficina ocorreu em três momentos, a saber: 1) Investigação sobre os conhecimentos prévios dos estudantes; 2) Exposição do conteúdo mudanças climáticas); 3) Breve apresentação sobre o cordel e suas características; 4) Atividade prática: elaboração de cordel e xilogravura. Mediante os resultados obtidos, apontamos para as potencialidades e entraves advindos com o desenvolvimento dessa atividade. Nesse sentido, refletimos acerca da importância da utilização da literatura de cordel para trabalhar com temas científicos, principalmente, nos anos iniciais.

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Biografia do Autor

  • Rutiléa Mendes de Morais, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

    Doutoranda em Ensino pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)  no âmbito da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN), Licenciada em Biologia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Especialista em Docência no Ensino Superior, pela universidade Cândido Mendes (UCAM), Mestra em Ensino pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Desenvolve pesquisas relacionadas à Educação em Saúde, Educação em Ciências, Literatura de Cordel, Educação a Distância e o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK).

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Publicado

08-04-2025 — Atualizado em 08-04-2025

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

DE MORAIS, Rutiléa Mendes; BRITO, Rafael Casaes de. A literatura de cordel como potencializadora de temas científicos no Ensino de Ciências: um relato de experiência com a temática do aquecimento global. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 8, n. 1, p. e14277, 2025. DOI: 10.36661/2595-4520.2025v8n1.14277. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14277. Acesso em: 22 abr. 2025.