As potencialidades da Literatura de Cordel para o Ensino de Física na perspectiva de professores-pesquisadores da área de Educação em Ciências

  • Wagner José dos Santos Universidade Federal de Alagoas http://orcid.org/0000-0002-4778-5568
  • Ivanderson Pereira da Silva Universidade Federal de Alagoas
Palavras-chave: Análise textual discursiva, Pesquisa-formação, Literatura de Cordel

Resumo

Este estudo investigou as potencialidades da literatura de cordel para o ensino de Física na perspectiva de professores-pesquisadores da área de Educação em Ciências, envolvidos numa experiência de pesquisa-formação. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa, do tipo exploratória que teve como cenário a disciplina Temas de física na pesquisa-formação de professores. Tal experiência envolveu como sujeitos da pesquisa, além dos sujeitos desses programas, alunos de iniciação científica, mestrandos, doutorandos e professores universitários das Universidades Federais do Pampa e de Alagoas. Dentre os temas discutidos destaca-se o Cordel no ensino de Física. Como instrumento analítico foi utilizada a Análise Textual Discursiva. Constatou-se que o cordel pode ser usado para potencializar o ensino, a divulgação e popularização das ciências.

 

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Biografia do Autor

Wagner José dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

Professor efetivo de Biologia da rede Estadual de Ensino do Estado de Alagoas. Graduado do curso de Ciências Biológicas - Licenciatura - pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Especialista em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Internacional (UNINTER). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Alagoas. Têm experiência na área de Biologia Marinha, com foco em invertebrados. Invertebrados Bentônicos de ambientes dulcificas. Na área de ensino tem como foco educação, Mídias, Tecnologia e Sociedade, Alfabetização Científica e enfoque CTSA

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Publicado
04-06-2020
Como Citar
SANTOS, W.; SILVA, I. As potencialidades da Literatura de Cordel para o Ensino de Física na perspectiva de professores-pesquisadores da área de Educação em Ciências. Revista Insignare Scientia, v. 3, n. 1, p. 214-234, 4 jun. 2020.