As potencialidades da Literatura de Cordel para o Ensino de Física na perspectiva de professores-pesquisadores da área de Educação em Ciências
Resumo
Este estudo investigou as potencialidades da literatura de cordel para o ensino de Física na perspectiva de professores-pesquisadores da área de Educação em Ciências, envolvidos numa experiência de pesquisa-formação. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa, do tipo exploratória que teve como cenário a disciplina Temas de física na pesquisa-formação de professores. Tal experiência envolveu como sujeitos da pesquisa, além dos sujeitos desses programas, alunos de iniciação científica, mestrandos, doutorandos e professores universitários das Universidades Federais do Pampa e de Alagoas. Dentre os temas discutidos destaca-se o Cordel no ensino de Física. Como instrumento analítico foi utilizada a Análise Textual Discursiva. Constatou-se que o cordel pode ser usado para potencializar o ensino, a divulgação e popularização das ciências.
Downloads
Referências
ASSIS, R. A.; et al. Literatura de cordel como fonte de informação. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, v. 7, n. 2, 2013.
GALIAZZI, M. C. Educar pela pesquisa: ambiente de formação de professores de Ciências. 2ª. ed. Ijuí: Unijuí, 2011.
LACERDA, F. G.; MENEZES NETO, G. M. Ensino e pesquisa em história: a literatura de cordel na sala de aula. Outros Tempos, v. 7, p. 217-236, 2010.
LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
LIMA, J. M.; et al. A literatura de cordel como veículo de popularização da ciência uma intervenção no ensino de física. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, v. 8, Campinas, 2012. Anais. São Paulo: Adaltech, 2012.
LIMA, L. G. R. C.; HAGUENAUER, C. J. Uso de ferramentas de interação em ambientes virtuais de aprendizagem. Revista Tecnologias na Educação, São Paulo, Ano 6, n. 11, 2014.
LONGAREZI, A. M.; SILVA, J. L. Pesquisa-formação: um olhar para sua constituição conceitual e política. Revista Contrapontos, v. 13, n. 3 - p. 214-225, set-dez 2013.
LONGAREZI, A.; et al. A psicologia histórico-cultural na formação do profissional docente. Revista Série Estudos. Campo Grande: Editora da UCDB, p. 65- 78, 2007.
LUYTEN, J. O que é literatura de cordel. São Paulo: Brasiliense, 2005.
MASSETO, M. T. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In: MORAN, et al. (orgs.). Novas tecnologias e mediação pedagógica. 13.ed. Campinas: Papirus, p. 133 – 172, 2007.
MORAES, R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Revista Ciência e Educação, v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003.
MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. 2 ed. Ijuí: Unijuí, 2013.
MOREIRA, I. C.; et al. Cordel e a Ciência: a ciência em versos populares. Rio de Janeiro: Vieira & Lent; Fiocruz, 2005.
PERRELLI, M. A.; et al. Percursos de um grupo de pesquisa-formação: tensões e (re)construções. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 94, n. 236, p.275-298, 2013.
RAUSCH, R. B. Professor-pesquisador: concepções e práticas de mestres que atuam na educação básica. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 12, n. 37, p. 701-717, 2012.
SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LÚCIO, M. P. Metodologia de Pesquisa. 5 ed. Porto Alegre: Penso, 2013.
SANTOS, E. O. Pesquisa-formação na cibercultura. Santo Tirso: Whitebooks, 2014.
SANTOS, E.; SILVA, I. P. A topografia da sala de aula online: reflexões a partir de uma experiência de pesquisa-formação com professores de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 36, n. 1, p. 204-223, 2019.
SILVA, M. Criar e professorar um curso online: relato de experiência. In: SILVA, Marco. Educação online. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2012. p. 53 – 76.
SILVA, M.; SANTOS, E. O. Conteúdos de aprendizagem na educação online: inspirar-se no hipertexto. Educação & Linguagem, São Paulo, SP, v. 12, n. 19, p. 124-142. jan./jun. 2009.
SILVA, T. T.; et al. O papel da reflexão e dos mediadores na capacitação de aprendizes-colaboradores: um dos suportes andragógicos das comunidades virtuais de aprendizagem. In: VALENTE, J. A.; BUSTAMANTE, S. B. V. Educação a Distância: prática e formação do profissional reflexivo. São Paulo: Avercamp, 2009. 259 p.
TERRA, R. Memória de lutas: literatura de folhetos do Nordeste (1893-1930). São Paulo: Global Editora, 1983.
Copyright (c) 2020 Wagner José dos Santos, Ivanderson Pereira da Silva
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.