Oficinas e Docência: Construindo saberes para o ensino nos anos iniciais
DOI:
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2023v6n1.13053Palavras-chave:
Formação de professores, Ensino de Ciências, Base Nacional Comum CurricularResumo
Este artigo apresenta estudos referentes ao desenvolvimento de Oficinas Didáticas de Ciências como parte do Programa de Formação Continuada: Ensino de Ciências nos anos iniciais a partir da BNCC. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida a partir de um estudo de caso, que trabalhou com um grupo específico de docentes do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. O objetivo deste trabalho é apresentar o planejamento do bloco de Oficinas Didáticas de Ciências, as quais apresentaram as três unidades temáticas (UT) Matéria e Energia, Vida e Evolução e Terra e Energia, da área de Ciências da Natureza, bem como analisar a ênfase atribuída aos docentes participantes em relação a tais unidades e conhecimentos. Os dados foram coletados a partir de questionários aplicados aos docentes, bem como registros no Diário de Bordo da equipe de pesquisadores. Como resultados constatamos que as Oficinas Didáticas foram avaliadas positivamente pelo grupo de docentes trazendo conhecimentos teóricos e práticos, sendo evidenciado nos questionários a abordagem metodológica coletiva, participativa e colaborativa adotada nos encontros. Quanto aos saberes específicos da área de ciências da natureza explorados nas oficinas apurou-se que: há uma aceitação e trabalho dos objetos de conhecimento (OC) na realidade escolar.