O Ensino de Ciências em um Contexto Inclusivo: Relato de uma Prática Pedagógica no curso de Ciências Biológicas

Autores

  • Carolina Farias Costa Instituto Federal Farroupilha
  • Daniela Medeiros Instituto Federal Farroupilha campus Panambi – RS

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2020v3i5.11342

Palavras-chave:

Inclusão, Ecologia, Educação

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo divulgar a proposta elaborada a partir da disciplina de Prática de Ensino de Biologia, do curso de Licenciatura em    Ciências Biológicas, que foi proposto que se trabalhasse com algum assunto envolvendo o ensino de ecologia em uma turma que apresentasse a inclusão de um aluno com  deficiência, para que os estudantes de licenciatura pudessem pensar e compreender a ideia de flexibilização curricular em uma perspectiva inclusiva. O trabalho envolvendo animais selvagens e seu habitat foi desenvolvido em uma turma do segundo ano do  ensino fundamental de uma escola Estadual do Rio Grande do Sul. A sala era composta por 15 alunos, onde estava presente a inclusão de dois alunos com deficiência, um que apresentava TEA (Transtorno do Espectro Autista) apresentando laudo médico, e já o outro aluno não se sabia ao certo a deficiência pois ainda não apresentava laudo médico. Com esse trabalho foi possível ver que ainda há dificuldades de se trabalhar com alunos com alguma deficiência pois há pouco preparo e falta de recursos adequados. Além disso, o trabalho com animais selvagens presentes na região dos alunos, demonstrou total falta de conhecimento a respeito disso, constata a carência de trabalhar esse assunto.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Daniela Medeiros, Instituto Federal Farroupilha campus Panambi – RS

    Professora no Instituto Federal Farroupilha campus Panambi – RS

Downloads

Publicado

18-12-2020

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

O Ensino de Ciências em um Contexto Inclusivo: Relato de uma Prática Pedagógica no curso de Ciências Biológicas. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 424–438, 2020. DOI: 10.36661/2595-4520.2020v3i5.11342. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11342. Acesso em: 1 mar. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)