O Ensino de Ciências em um Contexto Inclusivo: Relato de uma Prática Pedagógica no curso de Ciências Biológicas

  • Carolina Farias Costa Instituto Federal Farroupilha
  • Daniela Medeiros Instituto Federal Farroupilha campus Panambi – RS
Palavras-chave: Inclusão, Ecologia, Educação

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo divulgar a proposta elaborada a partir da disciplina de Prática de Ensino de Biologia, do curso de Licenciatura em    Ciências Biológicas, que foi proposto que se trabalhasse com algum assunto envolvendo o ensino de ecologia em uma turma que apresentasse a inclusão de um aluno com  deficiência, para que os estudantes de licenciatura pudessem pensar e compreender a ideia de flexibilização curricular em uma perspectiva inclusiva. O trabalho envolvendo animais selvagens e seu habitat foi desenvolvido em uma turma do segundo ano do  ensino fundamental de uma escola Estadual do Rio Grande do Sul. A sala era composta por 15 alunos, onde estava presente a inclusão de dois alunos com deficiência, um que apresentava TEA (Transtorno do Espectro Autista) apresentando laudo médico, e já o outro aluno não se sabia ao certo a deficiência pois ainda não apresentava laudo médico. Com esse trabalho foi possível ver que ainda há dificuldades de se trabalhar com alunos com alguma deficiência pois há pouco preparo e falta de recursos adequados. Além disso, o trabalho com animais selvagens presentes na região dos alunos, demonstrou total falta de conhecimento a respeito disso, constata a carência de trabalhar esse assunto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Medeiros, Instituto Federal Farroupilha campus Panambi – RS

Professora no Instituto Federal Farroupilha campus Panambi – RS

Publicado
18-12-2020
Como Citar
COSTA, C.; MEDEIROS, D. O Ensino de Ciências em um Contexto Inclusivo: Relato de uma Prática Pedagógica no curso de Ciências Biológicas. Revista Insignare Scientia, v. 3, n. 5, p. 424-438, 18 dez. 2020.
Seção
Relatos de Experiências