O Ensino de Ciências em um contexto de inclusão escolar: um estudo de caso
Resumo
O processo de educação escolarizada, se pensado de modo inclusivo, considerará os diferentes sujeitos, bem como seus estilos e tempos de aprendizagem. Quando tratamos de pessoas com deficiência intelectual, tal pensamento precisa se dar de forma mais apurada, respeitando as vivências e as especificidades destes sujeitos e reconhecendo suas particularidades. (Re)conhece-los, considerar a sua deficiência e buscar metodologias que alcancem suas expectativas e necessidades pode ser uma maneira de garantir a aprendizagem de todos. Sendo assim, o presente artigo busca retomar questões significativas à aprendizagem desses sujeitos mediante aspectos teóricos que norteiam essa temática, utilizando conteúdos e concepções da área das ciências da natureza. Metodologicamente este trabalho se caracteriza como um relato de experiência, discorrendo sobre uma intervenção que ocorreu em uma escola da rede pública, como decorrência da disciplina Prática Pedagógica do curso de Licenciatura Plena em Química. Foram utilizadas metodologias ativas e passivas que levam em consideração as questões referentes a esses sujeitos (em um entendimento global de sua constituição e desenvolvimento ), permitindo perceber que é possível haver uma aprendizagem significativa, assim como o processo de inclusão escolar.
Downloads
Copyright (c) 2021 Cândida Alíssia Brandl, Agnaldo Paula Pereira, Luiz Humberto Silva Malheiros, Daniela Medeiros
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.