Investigação-formação-ação no Ensino de Ciências: perspectivas para a constituição do TPACK dos professores

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2022v5n3.12845

Palabras clave:

Formação de professores, Conhecimento de professor, Tecnologia da informação, Tecnologias da web 2.0, Redes sociais

Resumen

Presentamos un extracto de la tesis doctoral del primer autor. Investigamos la comprensión de los profesores de Ciencias, en educación inicial y continua, sobre la constitución del conocimiento tecnológico y pedagógico de los contenidos (TPACK), en procesos interactivos de investigación-formación-acción (IFA) con las tecnologías de la información y la comunicación (TIC). A partir del marco IFA, marco TPACK y enfoque histórico-cultural, proponemos la implementación del modelo Investigación-formación-acción en la Enseñanza de las Ciencias (IFAEC), articulando la formación docente y el desarrollo curricular. En este artículo se exponen la propuesta y perspectivas del IFAEC para la constitución del TPACK de profesores de Ciencias a través de entendimientos teóricos resultantes de datos empíricos e investigaciones en la área.

Descargas

Biografía del autor/a

  • Maria Cristina Pansera de Araújo, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí

    Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1978), mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1981) e doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997). Atualmente é professora titular da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Sócia fundadora da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEBIO). Coordenadora do Grupo Interdepartamental de Pesquisa sobre Educação em Ciências (GIPEC-UNIJUI). Editora gerente da Revista Contexto & Educação. Faz parte da REDLAECIN. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, currículo, formação de professores, ensino de ciências e de biologia, educação ambiental, em saúde e em biodiversidade.

Publicado

13-08-2022

Número

Sección

Dissertações e Teses

Cómo citar

BERVIAN, Paula Vanessa; CRISTINA PANSERA DE ARAÚJO, Maria. Investigação-formação-ação no Ensino de Ciências: perspectivas para a constituição do TPACK dos professores. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 5, n. 3, p. 431 a 444, 2022. DOI: 10.36661/2595-4520.2022v5n3.12845. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12845. Acesso em: 2 apr. 2025.