Práticas Pedagógicas e a inserção das Tecnologias Digitais em Ciências no Ensino Fundamental

Palavras-chave: Tecnologias da Informação e Comunicação, Prática Docente, Relatos de Experiência

Resumo

As Tecnologias Digitais (TD) implicaram em mudanças em diversos setores sociais, influenciando, também, na educação. Buscamos compreender o que se mostra sobre as práticas pedagógicas associadas ao trabalho com as TD no Ensino de Ciências (EC) no Ensino Fundamental (EF), a partir da análise das atas das edições do Encontro sobre Investigação na Escola (EIE) e do Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO). Para a busca dos relatos de experiência, utilizamos as palavras-chaves: “Tecnologias”, “Tecnologias da Informação e Comunicação”, “Ensino Fundamental” e “Ciências”. Deste processo, oito trabalhos constituem o corpus textual, analisados mediante a Análise Textual Discursiva (ATD). Deste modo, esta pesquisa contribui para a área do Ensino de Ciências visto que analisa os relatos de experiência com enfoque nas práticas pedagógicas atreladas ao trabalho com as TIC publicados em dois importantes eventos da área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julia de Oliveira Lange, Universidade Federal da Fronteira Sul

Licenciada em Ciências Biológicas, pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Cerro Largo. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Cerro Largo. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa no Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM).

Paula Vanessa Bervian, Universidade Federal da Fronteira Sul

Graduações em Bacharelado e Licenciatura - Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Campus Uruguaiana (2007); Especializações em Orientação Educacional (UFFS) e em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável (UNINTER) e Mestrado em Biologia - Diversidade e Manejo de Vida Silvestre pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2010). Doutora em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Professora da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Cerro Largo/RS.

Publicado
27-08-2024
Como Citar
DE OLIVEIRA LANGE, J.; BERVIAN, P. Práticas Pedagógicas e a inserção das Tecnologias Digitais em Ciências no Ensino Fundamental. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 7, n. 2, p. 121-142, 27 ago. 2024.