Investigação-formação-ação no Ensino de Ciências: perspectivas para a constituição do TPACK dos professores
Resumo
Apresentamos um recorte da tese de doutorado da primeira autora. Investigamos as compreensões dos professores de Ciências, em formação inicial e continuada, sobre a constituição do conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo (TPACK), em processos interativos de investigação-formação-ação (IFA) com as tecnologias da informação e comunicação (TIC). A partir do referencial da IFA, framework TPACK e abordagem histórico-cultural, propomos a implementação do modelo Investigação-formação-ação no Ensino de Ciências (IFAEC), articulando formação de professores e desenvolvimento de currículo. Neste artigo, expomos a proposta da IFAEC e perspectivas para a constituição do TPACK dos professores de Ciências por meio das compreensões teóricas resultantes dos dados empíricos e pesquisas da área.
Downloads
Copyright (c) 2022 Paula Vanessa Bervian, Maria Cristina Pansera-de-Araújo
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.