Investigação-formação-ação no Ensino de Ciências: perspectivas para a constituição do TPACK dos professores
DOI:
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2022v5n3.12845Palavras-chave:
Formação de professores, Conhecimento de professor, Tecnologia da informação, Tecnologias da web 2.0, Redes sociaisResumo
Apresentamos um recorte da tese de doutorado da primeira autora. Investigamos as compreensões dos professores de Ciências, em formação inicial e continuada, sobre a constituição do conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo (TPACK), em processos interativos de investigação-formação-ação (IFA) com as tecnologias da informação e comunicação (TIC). A partir do referencial da IFA, framework TPACK e abordagem histórico-cultural, propomos a implementação do modelo Investigação-formação-ação no Ensino de Ciências (IFAEC), articulando formação de professores e desenvolvimento de currículo. Neste artigo, expomos a proposta da IFAEC e perspectivas para a constituição do TPACK dos professores de Ciências por meio das compreensões teóricas resultantes dos dados empíricos e pesquisas da área.