Investigação-formação-ação no Ensino de Ciências: perspectivas para a constituição do TPACK dos professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2022v5n3.12845

Palavras-chave:

Formação de professores, Conhecimento de professor, Tecnologia da informação, Tecnologias da web 2.0, Redes sociais

Resumo

Apresentamos um recorte da tese de doutorado da primeira autora. Investigamos as compreensões dos professores de Ciências, em formação inicial e continuada, sobre a constituição do conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo (TPACK), em processos interativos de investigação-formação-ação (IFA) com as tecnologias da informação e comunicação (TIC). A partir do referencial da IFA, framework TPACK  e abordagem histórico-cultural, propomos a implementação do modelo Investigação-formação-ação no Ensino de Ciências (IFAEC), articulando formação de professores e desenvolvimento de currículo. Neste artigo, expomos a proposta da IFAEC e perspectivas para a constituição do TPACK dos professores de Ciências por meio das compreensões teóricas resultantes dos dados empíricos e pesquisas da área.

 

Downloads

Biografia do Autor

  • Maria Cristina Pansera de Araújo, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí

    Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1978), mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1981) e doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997). Atualmente é professora titular da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Sócia fundadora da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEBIO). Coordenadora do Grupo Interdepartamental de Pesquisa sobre Educação em Ciências (GIPEC-UNIJUI). Editora gerente da Revista Contexto & Educação. Faz parte da REDLAECIN. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, currículo, formação de professores, ensino de ciências e de biologia, educação ambiental, em saúde e em biodiversidade.

Downloads

Publicado

13-08-2022

Edição

Seção

Dissertações e Teses

Como Citar

BERVIAN, Paula Vanessa; CRISTINA PANSERA DE ARAÚJO, Maria. Investigação-formação-ação no Ensino de Ciências: perspectivas para a constituição do TPACK dos professores. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 5, n. 3, p. 431 a 444, 2022. DOI: 10.36661/2595-4520.2022v5n3.12845. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12845. Acesso em: 30 mar. 2025.