As avaliações externas, a formação de professores e as políticas públicas: experiências da primeira década de um grupo de pesquisa em Educação em Ciências

Autores/as

  • Luiz Caldeira Brant de Tolentino-Neto Universidade Federal de Santa Maria – UFSM
  • Jaiane de Moraes Boton Universidade Federal de Santa Maria – UFSM

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i5.12571

Palabras clave:

Educação em Ciências, Políticas Públicas, Formação de Professores, Avaliações Externas

Resumen

O campo de pesquisa em educação em ciências no Brasil iniciou-se na década de 1970 e passou por grandes mudanças nestes cinquenta anos, dentre elas seu espalhamento por diversas regiões do país e a ampliação das temáticas investigadas. Dentro desse contexto, esse artigo descreve e reflete, em um texto autobiográfico a quatro mãos, sobre o surgimento e atuação de um grupo de pesquisa no Rio Grande do Sul, com foco nas políticas públicas de currículo, formação de professores e avaliações externas. A formação de pesquisadores, a articulação entre campos de pesquisa e a consolidação de um coletivo de referência na região central do estado gaúcho mostram-se como principais resultados deste esforço.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

20-08-2021

Cómo citar

TOLENTINO-NETO, Luiz Caldeira Brant de; BOTON, Jaiane de Moraes. As avaliações externas, a formação de professores e as políticas públicas: experiências da primeira década de um grupo de pesquisa em Educação em Ciências. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 4, n. 5, p. 273–290, 2021. DOI: 10.36661/2595-4520.2021v4i5.12571. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12571. Acesso em: 10 mar. 2025.