As avaliações externas, a formação de professores e as políticas públicas: experiências da primeira década de um grupo de pesquisa em Educação em Ciências

  • Luiz Caldeira Brant de Tolentino-Neto Universidade Federal de Santa Maria – UFSM
  • Jaiane de Moraes Boton Universidade Federal de Santa Maria – UFSM
Palavras-chave: Educação em Ciências, Políticas Públicas, Formação de Professores, Avaliações Externas

Resumo

O campo de pesquisa em educação em ciências no Brasil iniciou-se na década de 1970 e passou por grandes mudanças nestes cinquenta anos, dentre elas seu espalhamento por diversas regiões do país e a ampliação das temáticas investigadas. Dentro desse contexto, esse artigo descreve e reflete, em um texto autobiográfico a quatro mãos, sobre o surgimento e atuação de um grupo de pesquisa no Rio Grande do Sul, com foco nas políticas públicas de currículo, formação de professores e avaliações externas. A formação de pesquisadores, a articulação entre campos de pesquisa e a consolidação de um coletivo de referência na região central do estado gaúcho mostram-se como principais resultados deste esforço.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
20-08-2021
Como Citar
TOLENTINO-NETO, L.; BOTON, J. As avaliações externas, a formação de professores e as políticas públicas: experiências da primeira década de um grupo de pesquisa em Educação em Ciências. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 4, n. 5, p. 273-290, 20 ago. 2021.