Efeito cascata das políticas educacionais a partir da BNCC: concepções de docentes de Ciências da Natureza sobre a construção do documento orientador curricular de Santa Maria/RS (DOC/SM)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2024v7n3.14609

Palavras-chave:

Políticas públicas educacionais, Ciclo de políticas, Currículo, Educação básica

Resumo

Este estudo trata da formulação de novas políticas educacionais posteriores à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), especificamente políticas curriculares como o Documento Orientador Curricular do município de Santa Maria (DOC/SM), no estado do Rio Grande do Sul (RS). Diante disso, o texto tem o objetivo de apresentar aspectos relevantes na concepção de professores de Ciências da Natureza (CN) sobre a BNCC e a construção do DOC/SM. Para tanto, foram realizadas entrevistas com docentes de CN envolvidos no processo de construção do documento orientador territorial. A análise fundamenta-se nos pressupostos teóricos-metodológicos do Ciclo de Políticas e da Análise de Conteúdo, que subsidiou a elaboração das seguintes categorias: I) Representatividades; II) Resistências e III) Formações. Pode-se compreender com o estudo como a verticalização das políticas educacionais expropria os meios de atuação docente, pois mesmo diante dos esforços em contextualizar as especificidades locais na política territorial, em nenhum momento, foi possível desvincular-se do que a Base [idealizada e construída à distância] assegura como essencial para a aprendizagem dos estudantes.

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Publicado

22-09-2024

Como Citar

MATTOS, Kélli Renata Corrêa de; AMESTOY, Micheli Bordoli; TOLENTINO-NETO, Luiz Caldeira Brant de. Efeito cascata das políticas educacionais a partir da BNCC: concepções de docentes de Ciências da Natureza sobre a construção do documento orientador curricular de Santa Maria/RS (DOC/SM). Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 7, n. 3, p. 138 a 159, 2024. DOI: 10.36661/2595-4520.2024v7n3.14609. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14609. Acesso em: 11 mar. 2025.