As avaliações externas, a formação de professores e as políticas públicas: experiências da primeira década de um grupo de pesquisa em Educação em Ciências
DOI:
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i5.12571Palavras-chave:
Educação em Ciências, Políticas Públicas, Formação de Professores, Avaliações ExternasResumo
O campo de pesquisa em educação em ciências no Brasil iniciou-se na década de 1970 e passou por grandes mudanças nestes cinquenta anos, dentre elas seu espalhamento por diversas regiões do país e a ampliação das temáticas investigadas. Dentro desse contexto, esse artigo descreve e reflete, em um texto autobiográfico a quatro mãos, sobre o surgimento e atuação de um grupo de pesquisa no Rio Grande do Sul, com foco nas políticas públicas de currículo, formação de professores e avaliações externas. A formação de pesquisadores, a articulação entre campos de pesquisa e a consolidação de um coletivo de referência na região central do estado gaúcho mostram-se como principais resultados deste esforço.