Educação Permanente em Saúde: Perfil profissional no contexto hospitalar

Autores/as

  • Rosa Maria Zorzan de Paula Mestranda em Ensino de Ciências Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Leonardo Tonello Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Eliane Gonçalves dos Santos Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i3.12138

Palabras clave:

Educação Permanente em Saúde;, Profissionais;, Aprendizado.

Resumen

A educação e promoção à saúde buscam concretizar a atenção integral à saúde da população em geral, com melhorias nas práticas de cuidado prestado pelos profissionais da saúde. Estão pautadas no diálogo e na problematização dos processos educativos, com o objetivo de reflexão das ações desenvolvidas. Para tanto, torna-se importante uma construção coletiva de ações de educação permanente em saúde que promovam a assistência de qualidade para a população. O objetivo deste trabalho foi identificar o perfil do profissional de saúde responsável pela educação permanente em saúde e seu entendimento no contexto hospitalar, de uma Instituição de grande porte do noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, tendo, como instrumento de coleta, um questionário semiestruturado. Para a análise, utilizou-se a Análise de Conteúdo. A partir da análise dos relatos dos profissionais, identificou-se que os profissionais coordenadores têm um grande desafio junto às organizações de saúde para a implementação de uma EPS pautada em ações educativas tendo como base as necessidades institucionais. Conclui-se que o uso de estratégias e dinâmicas durante a EPS que envolvam a interdisciplinaridade, participação efetiva dos agentes de saúde na formação, visando à qualificação do atendimento e cuidados com as normas instituídas

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

03-03-2021

Cómo citar

ZORZAN DE PAULA, Rosa Maria; TONELLO, Leonardo; DOS SANTOS, Eliane Gonçalves. Educação Permanente em Saúde: Perfil profissional no contexto hospitalar. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 4, n. 3, p. 386–400, 2021. DOI: 10.36661/2595-4520.2021v4i3.12138. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12138. Acesso em: 9 mar. 2025.