Educação Permanente em Saúde: Perfil profissional no contexto hospitalar

  • Rosa Maria Zorzan de Paula Mestranda em Ensino de Ciências Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Leonardo Tonello Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Eliane Gonçalves dos Santos Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
Palavras-chave: Educação Permanente em Saúde;, Profissionais;, Aprendizado.

Resumo

A educação e promoção à saúde buscam concretizar a atenção integral à saúde da população em geral, com melhorias nas práticas de cuidado prestado pelos profissionais da saúde. Estão pautadas no diálogo e na problematização dos processos educativos, com o objetivo de reflexão das ações desenvolvidas. Para tanto, torna-se importante uma construção coletiva de ações de educação permanente em saúde que promovam a assistência de qualidade para a população. O objetivo deste trabalho foi identificar o perfil do profissional de saúde responsável pela educação permanente em saúde e seu entendimento no contexto hospitalar, de uma Instituição de grande porte do noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, tendo, como instrumento de coleta, um questionário semiestruturado. Para a análise, utilizou-se a Análise de Conteúdo. A partir da análise dos relatos dos profissionais, identificou-se que os profissionais coordenadores têm um grande desafio junto às organizações de saúde para a implementação de uma EPS pautada em ações educativas tendo como base as necessidades institucionais. Conclui-se que o uso de estratégias e dinâmicas durante a EPS que envolvam a interdisciplinaridade, participação efetiva dos agentes de saúde na formação, visando à qualificação do atendimento e cuidados com as normas instituídas

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Publicado
03-03-2021
Como Citar
ZORZAN DE PAULA, R.; TONELLO, L.; DOS SANTOS, E. Educação Permanente em Saúde: Perfil profissional no contexto hospitalar. Revista Insignare Scientia, v. 4, n. 3, p. 386-400, 3 mar. 2021.