Implicações de um processo Formativo de professores mediado por filmes, na constituição de uma visão ampliada de Saúde

Autores/as

  • Eliane Gonçalves dos Santos Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Maria Cristina Pansera de Araújo Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul, UNIJUI

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2020v3i5.11902

Palabras clave:

Constituição docente, processos interativos, cinema e educação, ensino de ciências, formação de professores

Resumen

A formação de professores da área de Ciências da Natureza e a Saúde constitui, hoje, um campo de discussão e desafios ao ensino, porque os professores têm, geralmente, pouco conhecimento sobre as abordagens atuais em Saúde e em Educação em Saúde (ES). Daí a importância de pensar e repensar a formação em ES. Esta investigação é um recorte da pesquisa de doutorado. O objetivo foi investigar as implicações decorrentes de um processo formativo de professores mediado pelo uso de filmes comerciais, para a constituição de aprendizagens de uma visão ampliada de Educação em Saúde. A pesquisa é de natureza qualitativa, e teve como aporte teórico a abordagem histórico-cultural de Vigotski (2008), com a qual se buscou promover a elaboração, reelaboração e evolução conceitual do conhecimento (saúde) com um grupo de professores em formação inicial e continuada. O processo ocorreu durante oito meses, em sessões com filmes comerciais utilizadas para provocar a discussão e reflexão sobre saúde. Os dados coletados foram organizados em episódios, identificados em três categorias. A partir dos resultados foi possível reconhecer os indícios das implicações das interações vivenciadas pelos professores, em que um novo conhecimento pedagógico do conteúdo de saúde foi significado e (re)elaborado pelo grupo.

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Publicado

18-12-2020

Número

Sección

Dissertações e Teses

Cómo citar

Implicações de um processo Formativo de professores mediado por filmes, na constituição de uma visão ampliada de Saúde. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 517–539, 2020. DOI: 10.36661/2595-4520.2020v3i5.11902. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11902. Acesso em: 1 mar. 2025.