Compreensões de educação em saúde na formação inicial e continuada de professores
Resumo
Este artigo discute e problematiza as questões de saúde como constitutivas da formação inicial e continuada de professores. Para tanto, a proposição foi identificar tendências, interesses e pontos de vista sobre as concepções de saúde, educação em saúde e promoção da saúde de professores em processo de formação inicial e continuada. Como aspectos metodológicos, utilizamos a Análise Textual Discursiva (ATD) para sistematizar os dados empíricos obtidos dos encontros formativos realizados com grupos de professores em formação inicial e continuada sobre a educação em saúde na escola. As categorias de análise utilizadas foram os domínios de saúde e os níveis de processamento da informação de saúde propostos por Saboga-Nunes (2016). A partir dos resultados discutidos, consideramos que os professores participantes apresentam compreensões relacionadas aos domínios de prevenção de doenças, cuidados e promoção da saúde. Entendemos ser imprescindível promover a formação de consciência dos professores quanto às concepções que orientam as práticas pedagógicas de saúde, na escola. Essa sensibilização e tomada de consciência precisam estar contempladas desde os cursos de formação inicial de professores e constituírem movimentos formativos de atualização permanentes para os professores em processo de formação continuada.
Downloads
Copyright (c) 2020 Tatiane Cristina Possel Greter Schwingel, Maria Cristina Pansera de Araújo
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.