Compreensões de educação em saúde na formação inicial e continuada de professores

  • Tatiane Cristina Possel Greter Schwingel Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Maria Cristina Pansera de Araújo
Palavras-chave: Educação, Saúde, Promoção

Resumo

Este artigo discute e problematiza as questões de saúde como constitutivas da formação inicial e continuada de professores. Para tanto, a proposição foi identificar tendências, interesses e pontos de vista sobre as concepções de saúde, educação em saúde e promoção da saúde de professores em processo de formação inicial e continuada. Como aspectos metodológicos, utilizamos a Análise Textual Discursiva (ATD) para sistematizar os dados empíricos obtidos dos encontros formativos realizados com grupos de professores em formação inicial e continuada sobre a educação em saúde na escola. As categorias de análise utilizadas foram os domínios de saúde e os níveis de processamento da informação de saúde propostos por Saboga-Nunes (2016). A partir dos resultados discutidos, consideramos que os professores participantes apresentam compreensões relacionadas aos domínios de prevenção de doenças, cuidados e promoção da saúde. Entendemos ser imprescindível promover a formação de consciência dos professores quanto às concepções que orientam as práticas pedagógicas de saúde, na escola. Essa sensibilização e tomada de consciência precisam estar contempladas desde os cursos de formação inicial de professores e constituírem movimentos formativos de atualização permanentes para os professores em processo de formação continuada.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
25-08-2020
Como Citar
SCHWINGEL, T.; ARAÚJO, M. Compreensões de educação em saúde na formação inicial e continuada de professores. Revista Insignare Scientia, v. 3, n. 2, p. 368-385, 25 ago. 2020.