Desenvolvimento de Currículo e Formação Docente no contexto da Educação Ambiental e Educação em Saúde
Resumo
A educação ambiental (EA) e em saúde (ES) são temáticas importantes no desenvolvimento de currículo e formação docente, pois possibilitam integração e contextualização de situações cotidianas relevantes para a vida. O objetivo foi identificar os indícios do desenvolvimento de currículo e da constituição do conhecimento de professor, na EA e ES, em dissertações e teses do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (PPGEC-Unijuí). O estudo tem como base o referencial histórico-cultural, com sua centralidade em Vigotski (2013); Apple (2017), entre outros autores. A pesquisa é qualitativa documental, cuja análise é textual discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2016). Foram identificadas 14 dissertações e 3 teses, no período 2010 a 2020, com os descritores EA e ES. Entre as dissertações, 9 abordaram ES (4 sobre Educação Alimentar e Nutricional, 3 sobre concepções de saúde e 2 sobre ES escolar); 3 sobre EA na Educação Básica; uma sobre as Questões Sociocientíficas e Socioambientais na formação docente; uma sobre o Ensino de Inglês com Storyline: The Neighborhood Environment and Health (Ambiente e Saúde da vizinhança), nos anos iniciais. As 3 teses analisaram EA e ES na formação de professores. As interações entre estes dois movimentos foram percebidas no material selecionado, indicando conhecimentos e estratégias produzidas na escola, na universidade e em grupos formativos.