Metacognição e funções executiva: em busca de diálogos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i6.11877

Palabras clave:

Testes neuropsicológicos, questinamentos metacognitvos, processo de aprendizagem

Resumen

O presente texto se ocupa de discorrer sobre o entendimento de metacognição e de funções executivas como forma de verificar suas aproximações e dissonâncias, especialmente no modo como vêm sendo avaliados enquanto estrutura de pensamento e ação dos sujeitos no contexto educativo. Para tanto, toma-se como linha norteadora a descrição desses dois temas segundo alguns dos autores tidos como referência nas respectivas áreas envolvidas e a partir deles tece-se discussões às pesquisas desenvolvidas, especialmente a forma como a metacognição e as funções executivas têm sido avaliadas nos sujeitos, ou seja, os questionários ou testes tradicionalmente utilizados. No caso das funções executivas esses testes são recorrentes na literatura, todavia, em termos da metacognição eles se revelam em número escasso como evidenciado pela busca realizada em duas bases de dados na qual foi encontrado apenas dois testes.

 

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Biografía del autor/a

  • Flávia Ferraz Acco, Universidade de Passo Fundo

    Graduada em Psicologia pela Universidade de Passo Fundo - RS.

  • Cleci Teresinha Werner da Rosa, Universidade de Passo Fundo

    Doutora em Educação Científica e Tecnológica 

    Pós-doutorado Universidad de Burgos - Es

    Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação 

    Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

    universidade de Passo Fundo - RS.

Publicado

08-10-2021

Cómo citar

ACCO, Flávia Ferraz; ROSA, Cleci Teresinha Werner da. Metacognição e funções executiva: em busca de diálogos. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 4, n. 6, p. 336–352, 2021. DOI: 10.36661/2595-4520.2021v4i6.11877. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11877. Acesso em: 3 may. 2025.