A biograficidade em curso: como os Professores se tornaram Professores

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2020v3i5.11385

Palabras clave:

formação de professores, narrativas, memória social, ensino de ciências, ateliê biográfico

Resumen

A partir do relato de professores que cursam um mestrado acadêmico em ensino de ciências, foi possível estabelecer uma conversa sobre suas narrativas pautadas nos princípios da memória social, percebendo o quanto o movimento de se repensar atende a convocação permanente que a Educação nos faz enquanto seus agentes. Inspiradas na estratégia de coleta de dados inaugurada por Christine Delory-Momberger, buscamos extrair no mundo das narrativas as motivações e/ou necessidades que levaram 21 sujeitos, de distintas faixas etárias, a se tornarem professores que atuam desde a educação infantil até o ensino superior, recuperando as perspectivas educacionais em uma relação de alteridade  no olhar profissional. Pautados em uma pesquisa de cunho qualitativo, as narrativas foram colhidas e reelaboradas com inspiração na técnica do Ateliê Biográfico, sendo os dados coletados analisados à luz do referencial teórico apresentado. Três categorias emergiram da análise, sendo elas: professor(a) em formação, professor(a) em transformação e professor(a) em conformação.

Palavras-chave: formação de professores, narrativas, memória social, ensino de ciências, ateliê biográfico

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Publicado

18-12-2020

Cómo citar

FIGUEIRA-OLIVEIRA, Denise; DO ANJOS, Maylta Brandão; RÔÇAS, Giselle. A biograficidade em curso: como os Professores se tornaram Professores. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 3, n. 5, p. 45–59, 2020. DOI: 10.36661/2595-4520.2020v3i5.11385. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11385. Acesso em: 10 mar. 2025.

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