A biograficidade em curso: como os Professores se tornaram Professores

Palavras-chave: formação de professores, narrativas, memória social, ensino de ciências, ateliê biográfico

Resumo

A partir do relato de professores que cursam um mestrado acadêmico em ensino de ciências, foi possível estabelecer uma conversa sobre suas narrativas pautadas nos princípios da memória social, percebendo o quanto o movimento de se repensar atende a convocação permanente que a Educação nos faz enquanto seus agentes. Inspiradas na estratégia de coleta de dados inaugurada por Christine Delory-Momberger, buscamos extrair no mundo das narrativas as motivações e/ou necessidades que levaram 21 sujeitos, de distintas faixas etárias, a se tornarem professores que atuam desde a educação infantil até o ensino superior, recuperando as perspectivas educacionais em uma relação de alteridade  no olhar profissional. Pautados em uma pesquisa de cunho qualitativo, as narrativas foram colhidas e reelaboradas com inspiração na técnica do Ateliê Biográfico, sendo os dados coletados analisados à luz do referencial teórico apresentado. Três categorias emergiram da análise, sendo elas: professor(a) em formação, professor(a) em transformação e professor(a) em conformação.

Palavras-chave: formação de professores, narrativas, memória social, ensino de ciências, ateliê biográfico

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
18-12-2020
Como Citar
FIGUEIRA-OLIVEIRA, D.; DO ANJOS, M.; RÔÇAS, G. A biograficidade em curso: como os Professores se tornaram Professores. Revista Insignare Scientia, v. 3, n. 5, p. 45-59, 18 dez. 2020.