Producción y uso de videos educativos: un análisis de trabajos publicados en ENPEC

Palavras-chave: Producción de video, Uso de videos, ENPEC, Enseñanza de las matemáticas

Resumo

El artículo tiene por objetivo analizar cómo se investiga el uso y producción de videos en trabajos presentados en la última década al Encuentro Nacional de Investigación en Educación en Ciencias (ENPEC) - Brasil, específicamente en dos áreas de producción: procesos, recursos y materiales educativos; y tecnologías de la información y la comunicación en la educación en ciencias. Con este análisis pretendemos identificar la relevancia o no de la temática en las áreas investigadas del evento, verificar los niveles en los que se están realizando la investigación, las instituciones educativas involucradas y qué disciplinas han utilizado más los videos como recursos educativos para, así, identificar el lugar que se ha colocado el tema en las investigaciones que involucran específicamente a las Matemáticas en ENPEC. La investigación se configura como una revisión bibliográfica del tipo estado del conocimiento. Se encontraron 34 artículos, lo que representa menos del 5% del total de artículos en el evento, y ninguno de ellos trata específicamente del uso y/o producción de videos en Matemáticas, aunque existen publicaciones específicas sobre Matemáticas en ese evento, pero en otros temas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo dos Santos de Oliveira Braga, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Professor de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, formado em licenciatura em matemática pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); Especializado em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Especializado em Novas Tecnologias para o Ensino de Matemática pela Universidade Federal Fluminense (UFF/RJ); Mestre em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Cursando Doutorado em Ensino de Ciências pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ); Participante do Grupo de Pesquisa CAFE - Ciência, Arte, Formação e Ensino; Pesquisador do grupo de pesquisa Práticas, Tecnologia Digital e Inclusão na Educação de Jovens e Adultos; Experiência em Matemática, Ensino de Matemática e Contabilidade.

Vinícius Munhoz Fraga, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Professor/pesquisador Doutorando em Ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Mestre em Ensino de Ciências diplomado pelo IFRJ (2012), Licenciado em Física também pelo IFRJ (2008) com Pós-Graduação Latu Sensu em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática certificado pela UFF/UAB (2010). Atualmente atua como professor EBTT no IFRJ - Campus de Caxias nas disciplinas de Física para o nível médio técnico e nível superior e na disciplina de Tecnologias Digitais no Ensino de Ciências para o nível superior. Anteriormente trabalhou como docente na Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC / RJ) e na rede privada de ensino. Atua, principalmente, nos seguintes temas: Metodologias Ativas; Gamificação; Ensino Hibrido; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), Ensino de Física; Ensino de Ciências.

Roberta Cristina Moreira Simões, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Doutoranda e mestre em Ensino de Ciências (2020) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ - Campus Nilópolis. Possui especialização em Planejamento e Gestão Ambiental pela Universidade de Vassouras (2007) e graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário de Barra Mansa (2005). Atualmente é professora de Ciências no Ensino Fundamental da Prefeitura Municipal de Itatiaia e da Prefeitura Municipal de Resende, Rio de Janeiro

Marcus Vinicius Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Marcus Vinicius Pereira é Licenciado em Física pela UFRJ, Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo CEFET-RJ e Doutor em Educação em Ciências e Saúde pela UFRJ, com pós-doutorado na FE-USP. É Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ pelo segundo período consecutivo. Integrou a Comissão de Ensino da Sociedade Brasileira de Física (SBF). Coordena o Laboratório de Pesquisa em Tecnologia, Educação e Cultura (LABTEC) do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), onde é servidor público federal e atua como professor e pesquisador desde 2006. É docente permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências (PROPEC) do IFRJ e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde (PPGECS) do NUTES/UFRJ, onde integra o Laboratório de Vídeo Educativo (LVE). No IFRJ, já atuou na gestão como Coordenador de Pesquisa e Inovação, Coordenador do Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Diretor de Ensino do Campus Rio de Janeiro, e como Coordenador Geral de Pesquisa na Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação, onde atualmente exerce o cargo de Pró-reitor. Lidera o Grupo de Pesquisa em Tecnologia, Educação & Cultura (GPTEC - www.gptec.org), e atua no Grupo de Estudos de Recepção Audiovisual em Educação em Ciências e Saúde (GERAES - www.nutes.ufrj.br/geraes/). Seus interesses de pesquisa têm se concentrado em investigar a produção e a recepção audiovisual, o papel de atividades prático-experimentais, das tecnologias e metodologias ativas em contextos educativos do ensino de ciências, além do papel da formação em pós-graduação em ensino, em particular a modalidade profissional de mestrado e doutorado em ensino e os produtos educacionais desenvolvidos. 

Giselle Rôças, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Possui graduação em Ciências Biológicas Modalidade Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), mestrado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Desenvolvo pesquisa e junto aos professores da Educação Básica e Superior com o intuito de promover uma maior articulação entre os saberes advindos da Biologia e das chamadas Ciências da Natureza com as práticas do Ensino das Ciências em espaços formais de ensino. Professora Associada IV do ensino superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, com livros e artigos publicados, além de orientações de Iniciação Científica, Especialização e Mestrado. Atualmente participo de projetos de pesquisa com ênfase no Ensino de Ciências, com apoio da FAPERJ, CAPES, IFRJ e CNPq. Sou líder do grupo de pesquisa CAFE - Ciência, Arte, Formação e Ensino. No período de junho de 2013 a fevereiro de 2015 atuei como Coordenadora Adjunta dos Mestrados Profissionais na área 46 - CAPES. Sou docente permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências - PROPEC/IFRJ e mãe desde 2009. 

Publicado
16-03-2022
Como Citar
BRAGA, E.; FRAGA, V.; SIMÕES, R.; VINICIUS PEREIRA, M.; RÔÇAS, G. Producción y uso de videos educativos: un análisis de trabajos publicados en ENPEC. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 5, n. 1, p. 300-317, 16 mar. 2022.