Eu não acredito que tive que vir para a Universidade para construir um terrário!

Autores/as

  • Eliane Gonçalves dos Santos Universidade Federal da Fronteira Sul

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2019v2i3.11188

Palabras clave:

Ensino e aprendizagem; Práticas investigativas; Experimentação; formação de professores.

Resumen

Este texto apresenta uma reflexão sobre o desenvolvimento de uma prática investigativa com licenciandos de Ciências Biológicas - Licenciatura. A atividade foi realizada no componente de Laboratório de Ensino, que tem como um de seus objetivos o desenvolvimento e a demonstração de experimentos de Biologia, Física e Química para promover uma cultura investigativa e científica no ensino de Ciências e Biologia. Assim, foi proposto aos acadêmicos da 4ª fase, a construção de um terrário, mesmo que este não represente de forma fiel um ambiente natural. Porém, a partir desse miniecossistema é possível promover a introdução e discussão de conceitos  básicos da Ecologia. Com a escrita deste relato busco apresentar a importância da realização de atividades experimentais na formação inicial de professores, uma vez que são práticas com potencialidades para desenvolver nos sujeitos a capacidade de aprender determinados aspectos da ciência e promover um processo de ensino investigativo e crítico que contribui para a aprendizagem dos alunos.

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Publicado

21-11-2019

Cómo citar

DOS SANTOS, Eliane Gonçalves. Eu não acredito que tive que vir para a Universidade para construir um terrário!. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 2, n. 3, p. 117–124, 2019. DOI: 10.36661/2595-4520.2019v2i3.11188. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11188. Acesso em: 9 mar. 2025.