A Neurociência na formação do professor de Física: análise curricular das licenciaturas em Física da região sul do Brasil

Autores/as

  • Patrick Alves Vizzotto UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2019v2i2.10838

Palabras clave:

Neurociência, Ensino de Física, Formação de professores

Resumen

É investigado se os cursos de formação de professores de Física possuem em seus currículos disciplinas que ensinem conceitos de neurociência aos futuros docentes. Através de uma pesquisa documental, analisou-se o conteúdo de 33 matrizes curriculares de licenciaturas de Física do Sul do Brasil. Como resultado, observou-se que a relação entre as duas áreas ainda não é realidade efetiva dentro da formação do professor de Física. Sugere-se para estudos futuros a ampliação da investigação à nível nacional, a fim de fornecer um panorama geral da realidade estudada, a fim de que discussões como estas possam sensibilizar pesquisadores e formadores de professores para a importância do trabalho interdisciplinar entre as áreas supracitadas, com o objetivo de formar um professor que compreenda de forma abrangente seus alunos, desde o que os move para aprender, até mesmo quais estratégias de ensino necessitam ser aplicadas e outras, revisadas, para uma aprendizagem de maior significado.

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Publicado

19-09-2019

Cómo citar

A Neurociência na formação do professor de Física: análise curricular das licenciaturas em Física da região sul do Brasil. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 150–165, 2019. DOI: 10.36661/2595-4520.2019v2i2.10838. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10838. Acesso em: 1 mar. 2025.