Mapeamento das pesquisas brasileiras acerca dos currículos das licenciaturas em Física e a formação inicial do professor

  • Antônia Cleomira de Sousa da Conceição Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA.
  • Camila Maria Sitko Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA.
  • Patrick Alves Vizzotto Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA.
Palavras-chave: Formação inicial, Currículo, Licenciatura em Física, Pesquisa bibliográfica

Resumo

O artigo apresenta um mapeamento das teses e dissertações produzidas no Brasil no campo das propostas curriculares das licenciaturas em Física, acerca da maneira como estas vêm sendo trabalhadas na formação inicial dos licenciandos. São analisados como aparecem os trabalhos acadêmicos e como os autores têm abordado essa temática, quais aspectos não aparecem nos trabalhos e que podem ser importantes para a pesquisa, suas metodologias e os métodos de análise mais utilizados para tratamento dos dados. Também são apresentados os resultados alcançados após a análise dos artigos que compõem o corpus da pesquisa. A fonte utilizada foi a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Foram analisados 37 artigos. Os resultados apontam que, apesar do quantitativo de pesquisas resultantes, não foram encontrados dados que se relacionem diretamente com os aspectos pedagógicos presentes no currículo de Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
22-12-2022
Como Citar
CONCEIÇÃO, A.; SITKO, C.; VIZZOTTO, P. Mapeamento das pesquisas brasileiras acerca dos currículos das licenciaturas em Física e a formação inicial do professor. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 5, n. 5, p. 107-124, 22 dez. 2022.