A Neurociência na formação do professor de Física: análise curricular das licenciaturas em Física da região sul do Brasil

  • Patrick Alves Vizzotto UFRGS
Palavras-chave: Neurociência, Ensino de Física, Formação de professores

Resumo

É investigado se os cursos de formação de professores de Física possuem em seus currículos disciplinas que ensinem conceitos de neurociência aos futuros docentes. Através de uma pesquisa documental, analisou-se o conteúdo de 33 matrizes curriculares de licenciaturas de Física do Sul do Brasil. Como resultado, observou-se que a relação entre as duas áreas ainda não é realidade efetiva dentro da formação do professor de Física. Sugere-se para estudos futuros a ampliação da investigação à nível nacional, a fim de fornecer um panorama geral da realidade estudada, a fim de que discussões como estas possam sensibilizar pesquisadores e formadores de professores para a importância do trabalho interdisciplinar entre as áreas supracitadas, com o objetivo de formar um professor que compreenda de forma abrangente seus alunos, desde o que os move para aprender, até mesmo quais estratégias de ensino necessitam ser aplicadas e outras, revisadas, para uma aprendizagem de maior significado.

Publicado
19-09-2019
Como Citar
VIZZOTTO, P. A Neurociência na formação do professor de Física: análise curricular das licenciaturas em Física da região sul do Brasil. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 2, n. 2, p. 150-165, 19 set. 2019.