Weaving Scientific Literacy and Playfulness: Training Approaches Integrated with 3MP for Science Teaching

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2024v7n2.13825

Keywords:

Playful Pedagogical Artifacts, Natural Sciences, Case study

Abstract

This study aimed to investigate the perceptions of a group of Natural Sciences teachers, considering the contribution of lucidity as a pedagogical possibility for Scientific Literacy (CL). In this way, a research with a qualitative approach was carried out, which is characterized as a case study, with the participation of six teachers of Natural Sciences of the Final Years of Elementary Education, from 3 public schools. During three meetings, studies were carried out on the LC, the Three Pedagogical Moments (3MP) and the teachers' perceptions about lucidity and the importance of using ludic pedagogical artifacts in Science Teaching. Data collection took place through the application of questionnaires, with the analysis carried out through the levels of CL proposed by Ruppenthal, Coutinho and Marzari (2020), Textual Discourse Analysis (ATD) and peer evaluations of the pedagogical artifacts presented by the teachers at the third Teacher Training Meeting. As a result, it can be inferred that the teachers consider playfulness as a pedagogical possibility that contributes to the LC, that the making of playful pedagogical artifacts promote interaction, dialogue and coexistence between peers, facilitating learning and its application in everyday life .

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Tatiele Trindade Lima, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

    Mestra em Educação em Ciências na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Uruguaiana. Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006) e Especialização em Gestão e Organização Escolar (2010) pela Universidade Norte do Paraná - Unopar, pólo Uruguaiana, cursando Especialização em Análise do Comportamento Aplicada pela Faveni (Faculdade de Venda Nova do Imigrante/ ES). Integrante do Grupo de Pesquisas ComCiência da Unipampa Uruguaiana e ex-aluna em Regime Especial de Mestrado da disciplina de Educomunicação. Tem experiência no Setor Administrativo Escolar, exercendo a função de Auxiliar de Secretaria e Secretária de Escola da Rede Municipal de Ensino de Uruguaiana-RS de 2006 a 2013. Atualmente trabalha na mesma rede, exercendo a função de Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental na Escola Municipal de Ensino Fundamental Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, além de ser Regente de Classe da Rede Estadual de Ensino, atuando no Ensino Médio do Colégio Estadual Dr. Roberval Beheregaray Azevedo na área de Ciências Humanas. Trabalhou como de Tutora de Sala do Curso de História e Licenciaturas da Universidade Norte do Paraná - Unopar, Pólo Uruguaiana de 2009 a 2019.

  • Fernando Icaro Jorge Cunha, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

    Mestrando no PPG Educação em Ciências da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Uruguaiana. Possui formação em Magistério (Curso Normal) de nível médio pelo Instituto de Educação Ciep 179 - Professor Claudio Gama/RJ. Licenciado em Ciências da Natureza na UNIPAMPA, Campus Uruguaiana. Foi Bolsista CAPES através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, atuando na EMEF Moacyr Ramos Martins na cidade de Uruguaiana/RS, desenvolvendo atividades que buscam superar o Ensino de Ciências da Natureza, a fim de elucidar o Letramento Científico (2020-2022). Foi premiado com uma bolsa do banco Santander através do edital 235/2020, que selecionou graduandos com excelência em rendimento acadêmico. Desenvolveu o projeto de extensão intitulado: Processos de Formação e Articulações Didático-Pedagógicas para Professores de Ciências da Natureza, em conformidade com o edital n° 40/2021, tecendo um curso de extensão sob orientação do Prof. Dr. Ailton Jesus Dinardi. Em 2021 iniciou a participação no grupo de pesquisa em Ambiente, Educação, Ciênciometria e Ensino de Ciências - COMCIÊNCIA.

  • Ailton Jesus Dinardi, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

    Possui graduação em Ciências Habilitação em Biologia pela Universidade do Sagrado Coração (1992), Especialização em Educação Ambiental pela Unesp de Botucatu/SP, Mestrado em Educação para Ciências pela Unesp de Bauru/SP e Doutorado em Ciência Florestal pela UNESP, campus de Botucatu/SP. Desde agosto de 2014 é Professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Campus de Uruguaiana - RS e Docente Permanente do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Coordena o Curso de Especialização em Educação Ambiental (Lato sensu) e o Curso de Ciências da Natureza (Gestão 2019 - 2020). Atua como pesquisador do COMCIÊNCIA, grupo de pesquisa em Ambiente, Educação, Ciênciometria e Ensino de Ciências. Compõe o Banco de Avaliadores do INEP - Basis.

Published

27-08-2024

How to Cite

Weaving Scientific Literacy and Playfulness: Training Approaches Integrated with 3MP for Science Teaching. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 38–58, 2024. DOI: 10.36661/2595-4520.2024v7n2.13825. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13825. Acesso em: 1 mar. 2025.