Tecendo Letramento Científico e Ludicidade: Abordagens Formativas Integradas aos 3MP para o Ensino de Ciências
Resumo
Este estudo objetivou, investigar as percepções de um grupo de professoras de Ciências da Natureza, tendo em vista a contribuição da ludicidade como possibilidade pedagógica para o Letramento Científico (LC). Desta forma, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa que caracteriza-se como um estudo de caso, com a participação de seis docentes de Ciências da Natureza dos Anos Finais do Ensino Fundamental, de 3 escolas públicas. Durante três encontros, foram realizados estudos sobre o LC, os Três Momentos Pedagógicos (3MP) e as percepções das docentes sobre Ludicidade e a importância do uso de artefatos pedagógicos lúdicos no Ensino de Ciências. A coleta de dados se deu através da aplicação de questionários, com a análise realizada através dos níveis de LC propostos por Ruppenthal, Coutinho e Marzari (2020), da Análise Textual Discursiva (ATD) e das avaliações por pares dos artefatos pedagógicos apresentados pelas professoras no terceiro Encontro de Formação Docente. Como resultados pode-se inferir que as docentes consideram a ludicidade como uma possibilidade pedagógica que contribui para o LC, que a confecção de artefatos pedagógicos lúdicos promovem a interação, a dialogicidade e a convivência entre os pares, facilitando a aprendizagem e sua aplicação do cotidiano.
Downloads
Copyright (c) 2024 Tatieli Trindade Lima, Fernando Icaro Jorge Cunha, Ailton Jesus Dinardi
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.