Tecendo Letramento Científico e Ludicidade: Abordagens Formativas Integradas aos 3MP para o Ensino de Ciências

Palavras-chave: Artefatos Pedagógicos Lúdicos, Ciências da Natureza, Estudo de Caso

Resumo

Este estudo objetivou, investigar as percepções de um grupo de professoras de Ciências da Natureza, tendo em vista a contribuição da ludicidade como possibilidade pedagógica para o Letramento Científico (LC). Desta forma, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa que caracteriza-se como um estudo de caso, com a participação de seis docentes de Ciências da Natureza dos Anos Finais do Ensino Fundamental, de 3 escolas públicas. Durante três encontros, foram realizados estudos sobre o LC, os Três Momentos Pedagógicos (3MP) e as percepções das docentes sobre Ludicidade e a importância do uso de artefatos pedagógicos lúdicos no Ensino de Ciências. A coleta de dados se deu através da aplicação de questionários, com a análise realizada através dos níveis de LC propostos por Ruppenthal, Coutinho e Marzari (2020), da Análise Textual Discursiva (ATD) e das avaliações por pares dos artefatos pedagógicos apresentados pelas professoras no terceiro Encontro de Formação Docente. Como resultados pode-se inferir que as docentes consideram a ludicidade como uma possibilidade pedagógica que contribui para o LC, que a confecção de artefatos pedagógicos lúdicos promovem a interação, a dialogicidade e a convivência entre os pares, facilitando a aprendizagem e sua aplicação do cotidiano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiele Trindade Lima, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Mestra em Educação em Ciências na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Uruguaiana. Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006) e Especialização em Gestão e Organização Escolar (2010) pela Universidade Norte do Paraná - Unopar, pólo Uruguaiana, cursando Especialização em Análise do Comportamento Aplicada pela Faveni (Faculdade de Venda Nova do Imigrante/ ES). Integrante do Grupo de Pesquisas ComCiência da Unipampa Uruguaiana e ex-aluna em Regime Especial de Mestrado da disciplina de Educomunicação. Tem experiência no Setor Administrativo Escolar, exercendo a função de Auxiliar de Secretaria e Secretária de Escola da Rede Municipal de Ensino de Uruguaiana-RS de 2006 a 2013. Atualmente trabalha na mesma rede, exercendo a função de Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental na Escola Municipal de Ensino Fundamental Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, além de ser Regente de Classe da Rede Estadual de Ensino, atuando no Ensino Médio do Colégio Estadual Dr. Roberval Beheregaray Azevedo na área de Ciências Humanas. Trabalhou como de Tutora de Sala do Curso de História e Licenciaturas da Universidade Norte do Paraná - Unopar, Pólo Uruguaiana de 2009 a 2019.

Fernando Icaro Jorge Cunha, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Mestrando no PPG Educação em Ciências da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Uruguaiana. Possui formação em Magistério (Curso Normal) de nível médio pelo Instituto de Educação Ciep 179 - Professor Claudio Gama/RJ. Licenciado em Ciências da Natureza na UNIPAMPA, Campus Uruguaiana. Foi Bolsista CAPES através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, atuando na EMEF Moacyr Ramos Martins na cidade de Uruguaiana/RS, desenvolvendo atividades que buscam superar o Ensino de Ciências da Natureza, a fim de elucidar o Letramento Científico (2020-2022). Foi premiado com uma bolsa do banco Santander através do edital 235/2020, que selecionou graduandos com excelência em rendimento acadêmico. Desenvolveu o projeto de extensão intitulado: Processos de Formação e Articulações Didático-Pedagógicas para Professores de Ciências da Natureza, em conformidade com o edital n° 40/2021, tecendo um curso de extensão sob orientação do Prof. Dr. Ailton Jesus Dinardi. Em 2021 iniciou a participação no grupo de pesquisa em Ambiente, Educação, Ciênciometria e Ensino de Ciências - COMCIÊNCIA.

Ailton Jesus Dinardi, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Possui graduação em Ciências Habilitação em Biologia pela Universidade do Sagrado Coração (1992), Especialização em Educação Ambiental pela Unesp de Botucatu/SP, Mestrado em Educação para Ciências pela Unesp de Bauru/SP e Doutorado em Ciência Florestal pela UNESP, campus de Botucatu/SP. Desde agosto de 2014 é Professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Campus de Uruguaiana - RS e Docente Permanente do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Coordena o Curso de Especialização em Educação Ambiental (Lato sensu) e o Curso de Ciências da Natureza (Gestão 2019 - 2020). Atua como pesquisador do COMCIÊNCIA, grupo de pesquisa em Ambiente, Educação, Ciênciometria e Ensino de Ciências. Compõe o Banco de Avaliadores do INEP - Basis.

Publicado
27-08-2024
Como Citar
LIMA, T.; CUNHA, F.; DINARDI, A. Tecendo Letramento Científico e Ludicidade: Abordagens Formativas Integradas aos 3MP para o Ensino de Ciências. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 7, n. 2, p. 38-58, 27 ago. 2024.