Educação Ambiental Biorregional no Campo: Interlocuções Diagnósticas em uma Turma de 9° ano em Uruguaiana, RS
Resumo
Este artigo tem como objetivo identificar as concepções prévias de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental sobre Biomas, Unidades de Conservação (UC) e Botânica, por intermédio da análise de um formulário impresso, disposto em 12 questões, como instrumento para coleta de dados diagnósticos. Quanto ao delineamento, esta investigação caracteriza-se como pesquisa de campo, exploratório-descritiva e qualitativa, pois se atenua em subjetividades dos processos de ensino e aprendizagem. Participaram da pesquisa 12 estudantes de uma turma de 9° ano de uma escola pública da Rede Municipal de Ensino de Uruguaiana. Os resultados apontam que os estudantes reconhecem o Pampa enquanto Bioma que ocupa a região da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. Outrossim, os estudantes confundem a relação entre monoculturas da produção agropecuária com a fauna e flora nativa do Bioma e manifestam conhecimentos superficiais sobre UC e Diversidade Vegetal, o que insurge a demanda de pesquisas científicas e acadêmicas, de cunho pedagógico, a fim de minimizar as fragmentações na aprendizagem, por meio do ensino biorregional e contextualizado.
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Copyright (c) 2024 Fernando Icaro Jorge Cunha, Rosemeire dos Santos Amaral, Ailton Jesus Dinardi
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