Educação Ambiental Biorregional no Campo: Interlocuções Diagnósticas em uma Turma de 9° ano em Uruguaiana, RS

Palavras-chave: Contextualização, Educação Biorregional, Pesquisa de Campo

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar as concepções prévias de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental sobre Biomas, Unidades de Conservação (UC) e Botânica, por intermédio da análise de um formulário impresso, disposto em 12 questões, como instrumento para coleta de dados diagnósticos. Quanto ao delineamento, esta investigação caracteriza-se como pesquisa de campo, exploratório-descritiva e qualitativa, pois se atenua em subjetividades dos processos de ensino e aprendizagem. Participaram da pesquisa 12 estudantes de uma turma de 9° ano de uma escola pública da Rede Municipal de Ensino de Uruguaiana. Os resultados apontam que os estudantes reconhecem o Pampa enquanto Bioma que ocupa a região da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. Outrossim, os estudantes confundem a relação entre monoculturas da produção agropecuária com a fauna e flora nativa do Bioma e manifestam conhecimentos superficiais sobre UC e Diversidade Vegetal, o que insurge a demanda de pesquisas científicas e acadêmicas, de cunho pedagógico, a fim de minimizar as fragmentações na aprendizagem, por meio do ensino biorregional e contextualizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Icaro Jorge Cunha, Universidade Federal do Pampa

Mestrando no PPG Educação em Ciências da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Uruguaiana. Possui formação em Magistério (Curso Normal) de nível médio pelo Instituto de Educação Ciep 179 - Professor Claudio Gama/RJ. Licenciado em Ciências da Natureza na UNIPAMPA, Campus Uruguaiana. Foi Bolsista CAPES através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, atuando na EMEF Moacyr Ramos Martins na cidade de Uruguaiana/RS, desenvolvendo atividades que buscam superar o Ensino de Ciências da Natureza, a fim de elucidar o Letramento Científico (2020-2022). Foi premiado com uma bolsa do banco Santander através do edital 235/2020, que selecionou graduandos com excelência em rendimento acadêmico. Desenvolveu o projeto de extensão intitulado: Processos de Formação e Articulações Didático-Pedagógicas para Professores de Ciências da Natureza, em conformidade com o edital n° 40/2021, tecendo um curso de extensão sob orientação do Prof. Dr. Ailton Jesus Dinardi. Em 2021 iniciou a participação no grupo de pesquisa em Ambiente, Educação, Ciênciometria e Ensino de Ciências - COMCIÊNCIA.

Rosemeire dos Santos Amaral, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Educação na Universidade Federal de Sergipe (UFS), Aracaju, BA, Brasil. Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Vitória da Conquista, BA, Brasil. Graduada em Licenciatura Plena em História pela Universidade Estadual do Sudoeste da  Bahia (UESB), Vitória da Conquista, BA, Brasil. Professora do Ensino Básico  do Estado da Bahia.

Ailton Jesus Dinardi, Universidade Federal do Pampa

Possui graduação em Ciências Habilitação em Biologia pela Universidade do Sagrado Coração (1992), Especialização em Educação Ambiental pela Unesp de Botucatu/SP, Mestrado em Educação para Ciências pela Unesp de Bauru/SP e Doutorado em Ciência Florestal pela UNESP, campus de Botucatu/SP. Desde agosto de 2014 é Professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Campus de Uruguaiana-RS e Docente Permanente do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Coordena o Curso de Especialização em Educação Ambiental (Lato sensu) e o Curso de Ciências da Natureza (Gestão 2019-2020). Atua como pesquisador do COMCIÊNCIA, grupo de pesquisa em Ambiente, Educação, Ciênciometria e Ensino de Ciências. Compõe o Banco de Avaliadores do INEP - Basis.

Publicado
19-12-2024
Como Citar
CUNHA, F.; AMARAL, R.; DINARDI, A. Educação Ambiental Biorregional no Campo: Interlocuções Diagnósticas em uma Turma de 9° ano em Uruguaiana, RS. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 7, n. 4, p. 57-78, 19 dez. 2024.