Tejiendo alfabetización científica y alegría: enfoques de capacitación integrados con 3MP para la enseñanza de ciencias

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2024v7n2.13825

Palabras clave:

Artefactos Pedagógicos Lúdicos, Ciencias de la naturaleza, Estudio de caso

Resumen

Este estudio tuvo como objetivo investigar las percepciones de un grupo de profesores de Ciencias Naturales, considerando la contribución de la ludicidad como posibilidad pedagógica para la Alfabetización Científica (AC). De esta manera, se realizó una investigación con enfoque cualitativo, que se caracteriza como estudio de caso, con la participación de seis docentes de Ciencias Naturales de los Últimos Años de Educación Básica, de 3 escuelas públicas. Durante tres encuentros se realizaron estudios sobre el LC, los Tres Momentos Pedagógicos (3MP) y las percepciones de los docentes sobre la Lúdica y la importancia del uso de artefactos pedagógicos lúdicos en la Enseñanza de las Ciencias. La recolección de datos se realizó a través de la aplicación de cuestionarios, siendo el análisis realizado a través de los niveles de CL propuestos por Ruppenthal, Coutinho y Marzari (2020), Análisis Discursivo Textual (ATD) y evaluación por pares de los artefactos pedagógicos presentados por los docentes de la Tercer Encuentro de Formación Docente. Como resultado, se puede inferir que los docentes consideran la lúdica como una posibilidad pedagógica que contribuye a la LC, que la elaboración de artefactos pedagógicos lúdicos promueven la interacción, el diálogo y la convivencia entre pares, facilitando el aprendizaje y su aplicación en la vida cotidiana.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Tatiele Trindade Lima, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

    Mestra em Educação em Ciências na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Uruguaiana. Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006) e Especialização em Gestão e Organização Escolar (2010) pela Universidade Norte do Paraná - Unopar, pólo Uruguaiana, cursando Especialização em Análise do Comportamento Aplicada pela Faveni (Faculdade de Venda Nova do Imigrante/ ES). Integrante do Grupo de Pesquisas ComCiência da Unipampa Uruguaiana e ex-aluna em Regime Especial de Mestrado da disciplina de Educomunicação. Tem experiência no Setor Administrativo Escolar, exercendo a função de Auxiliar de Secretaria e Secretária de Escola da Rede Municipal de Ensino de Uruguaiana-RS de 2006 a 2013. Atualmente trabalha na mesma rede, exercendo a função de Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental na Escola Municipal de Ensino Fundamental Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, além de ser Regente de Classe da Rede Estadual de Ensino, atuando no Ensino Médio do Colégio Estadual Dr. Roberval Beheregaray Azevedo na área de Ciências Humanas. Trabalhou como de Tutora de Sala do Curso de História e Licenciaturas da Universidade Norte do Paraná - Unopar, Pólo Uruguaiana de 2009 a 2019.

  • Fernando Icaro Jorge Cunha, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

    Mestrando no PPG Educação em Ciências da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Uruguaiana. Possui formação em Magistério (Curso Normal) de nível médio pelo Instituto de Educação Ciep 179 - Professor Claudio Gama/RJ. Licenciado em Ciências da Natureza na UNIPAMPA, Campus Uruguaiana. Foi Bolsista CAPES através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, atuando na EMEF Moacyr Ramos Martins na cidade de Uruguaiana/RS, desenvolvendo atividades que buscam superar o Ensino de Ciências da Natureza, a fim de elucidar o Letramento Científico (2020-2022). Foi premiado com uma bolsa do banco Santander através do edital 235/2020, que selecionou graduandos com excelência em rendimento acadêmico. Desenvolveu o projeto de extensão intitulado: Processos de Formação e Articulações Didático-Pedagógicas para Professores de Ciências da Natureza, em conformidade com o edital n° 40/2021, tecendo um curso de extensão sob orientação do Prof. Dr. Ailton Jesus Dinardi. Em 2021 iniciou a participação no grupo de pesquisa em Ambiente, Educação, Ciênciometria e Ensino de Ciências - COMCIÊNCIA.

  • Ailton Jesus Dinardi, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

    Possui graduação em Ciências Habilitação em Biologia pela Universidade do Sagrado Coração (1992), Especialização em Educação Ambiental pela Unesp de Botucatu/SP, Mestrado em Educação para Ciências pela Unesp de Bauru/SP e Doutorado em Ciência Florestal pela UNESP, campus de Botucatu/SP. Desde agosto de 2014 é Professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Campus de Uruguaiana - RS e Docente Permanente do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Coordena o Curso de Especialização em Educação Ambiental (Lato sensu) e o Curso de Ciências da Natureza (Gestão 2019 - 2020). Atua como pesquisador do COMCIÊNCIA, grupo de pesquisa em Ambiente, Educação, Ciênciometria e Ensino de Ciências. Compõe o Banco de Avaliadores do INEP - Basis.

Publicado

27-08-2024

Cómo citar

Tejiendo alfabetización científica y alegría: enfoques de capacitación integrados con 3MP para la enseñanza de ciencias. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 38–58, 2024. DOI: 10.36661/2595-4520.2024v7n2.13825. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13825. Acesso em: 1 mar. 2025.