A Workshop on the Content of Chemical Bonds developed by the Pibid-Chemistry group

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2023v6n1.13062

Keywords:

Initiation to Teaching;, Chemistry Teaching, Pedagogical Workshop, Chemical Bonds

Abstract

The aim of this text is to present the planning and analysis of a workshop developed in groups of students from a public school, associated with the content of chemical bonds. It was planned and developed by the Pibid-Chemistry group of a Brazilian Federal University, where the analysis of the results concerning the activities developed was carried out based on records and reflections of Pibid students (Institutional Scholarship Program for Beginning Teachers). The results of the text include the report on the making of a workshop, which allowed the construction of a device that seeks to assist in the experimental activity for teaching chemical bonds; and the records of the interventions, which denote the students’ interest in Chemistry, in the workshop and in understanding the observed and explained phenomena.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Bruna Gabriele Eichholz Vieira, Universidade Federal de Pelotas

    Licenciada em Química pela Universidade Federal de Pelotas. Técnica em Multimeios Didáticos pelo ProFuncionário IFSul. Mestranda Em Ensino de Química pela UFPel.

  • Eduarda Vieira de Souza, Universidade Federal de Pelotas

    Licenciada em Química pela Universidade Federal de Pelotas e mestranda no Programa de Pós-Gradução em Química pela Universidade Federal de Pelotas.

  • Alzira Yamasaki

    Possui graduação em Engenharia Industrial Química pela Faculdade de Engenharia Química de Lorena - hoje denominada Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo - (1986), mestrado em Ciência e Tecnologia do Carvão pela Universidade Federal de Pelotas (1996) e doutorado em Química pela Universidade de Aveiro (2005), com título revalidado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Pelotas e atua nos cursos de Graduação do Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos e do corpo permanente do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) da UFPel. Tem desenvolvido pesquisas e trabalhos na área de ensino, com ênfase em ensino de Ciências e em ensino de Química, experimentação e produção de materiais didáticos.

  • Fábio André Sangiogo, Universidade Federal de Pelotas

    Possui graduação em Química-Licenciatura (2007), mestrado em Educação nas Ciências (2010) pela UNIJUÍ e doutorado em Educação Científica e Tecnológica (2014) pela UFSC. Atualmente é professor no Centro de Ciências Químicas Farmacêuticas e de Alimentos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), e professor permanente no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Química da UFPel. É o coordenador institucional no Programa Residência Pedagógica da UFPel. Atuou como coordenador do Curso de Licenciatura em Química e na coordenação da área da Química do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência da UFPel. Atua principalmente nos seguintes temas: abordagem temática, perspectiva histórico-cultural, epistemologia e ensino Ciências, linguagem e cognição, e formação de professores.

Published

04-05-2023

Issue

Section

Propostas Didáticas

How to Cite

A Workshop on the Content of Chemical Bonds developed by the Pibid-Chemistry group. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 464–483, 2023. DOI: 10.36661/2595-4520.2023v6n1.13062. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13062. Acesso em: 3 mar. 2025.