Uma Oficina sobre o Conteúdo de Ligações Químicas Realizada pelo Pibid Química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2023v6n1.13062

Palavras-chave:

iniciação à docência, ensino de Química, oficina pedagógica, ligações químicas

Resumo

Este texto tem o objetivo de apresentar o planejamento e a análise de uma oficina desenvolvida em turmas de estudantes de uma escola pública, associada ao conteúdo de ligações químicas. Ela foi planejada e desenvolvida pelo grupo Pibid-Química de uma Universidade Federal, onde a análise dos resultados acerca das atividades desenvolvidas foi realizada com base em registros e reflexões de pibidianas. Os resultados do texto contemplam: o relato sobre a confecção de uma oficina, que permitiu a construção de um dispositivo que busca auxiliar na atividade experimental para o ensino de ligações químicas; e os registros das intervenções, que denotam o interesse dos estudantes pela Química, pela oficina e pela compreensão dos fenômenos observados e explicados.

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Biografia do Autor

  • Bruna Gabriele Eichholz Vieira, Universidade Federal de Pelotas

    Licenciada em Química pela Universidade Federal de Pelotas. Técnica em Multimeios Didáticos pelo ProFuncionário IFSul. Mestranda Em Ensino de Química pela UFPel.

  • Eduarda Vieira de Souza, Universidade Federal de Pelotas

    Licenciada em Química pela Universidade Federal de Pelotas e mestranda no Programa de Pós-Gradução em Química pela Universidade Federal de Pelotas.

  • Alzira Yamasaki

    Possui graduação em Engenharia Industrial Química pela Faculdade de Engenharia Química de Lorena - hoje denominada Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo - (1986), mestrado em Ciência e Tecnologia do Carvão pela Universidade Federal de Pelotas (1996) e doutorado em Química pela Universidade de Aveiro (2005), com título revalidado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Pelotas e atua nos cursos de Graduação do Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos e do corpo permanente do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) da UFPel. Tem desenvolvido pesquisas e trabalhos na área de ensino, com ênfase em ensino de Ciências e em ensino de Química, experimentação e produção de materiais didáticos.

  • Fábio André Sangiogo, Universidade Federal de Pelotas

    Possui graduação em Química-Licenciatura (2007), mestrado em Educação nas Ciências (2010) pela UNIJUÍ e doutorado em Educação Científica e Tecnológica (2014) pela UFSC. Atualmente é professor no Centro de Ciências Químicas Farmacêuticas e de Alimentos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), e professor permanente no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Química da UFPel. É o coordenador institucional no Programa Residência Pedagógica da UFPel. Atuou como coordenador do Curso de Licenciatura em Química e na coordenação da área da Química do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência da UFPel. Atua principalmente nos seguintes temas: abordagem temática, perspectiva histórico-cultural, epistemologia e ensino Ciências, linguagem e cognição, e formação de professores.

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Publicado

04-05-2023

Edição

Seção

Propostas Didáticas

Como Citar

Uma Oficina sobre o Conteúdo de Ligações Químicas Realizada pelo Pibid Química. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 464–483, 2023. DOI: 10.36661/2595-4520.2023v6n1.13062. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13062. Acesso em: 2 mar. 2025.