Uma Oficina sobre o Conteúdo de Ligações Químicas Realizada pelo Pibid Química

Palavras-chave: iniciação à docência, ensino de Química, oficina pedagógica, ligações químicas

Resumo

Este texto tem o objetivo de apresentar o planejamento e a análise de uma oficina desenvolvida em turmas de estudantes de uma escola pública, associada ao conteúdo de ligações químicas. Ela foi planejada e desenvolvida pelo grupo Pibid-Química de uma Universidade Federal, onde a análise dos resultados acerca das atividades desenvolvidas foi realizada com base em registros e reflexões de pibidianas. Os resultados do texto contemplam: o relato sobre a confecção de uma oficina, que permitiu a construção de um dispositivo que busca auxiliar na atividade experimental para o ensino de ligações químicas; e os registros das intervenções, que denotam o interesse dos estudantes pela Química, pela oficina e pela compreensão dos fenômenos observados e explicados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Gabriele Eichholz Vieira, Universidade Federal de Pelotas

Licenciada em Química pela Universidade Federal de Pelotas. Técnica em Multimeios Didáticos pelo ProFuncionário IFSul. Mestranda Em Ensino de Química pela UFPel.

Eduarda Vieira de Souza, Universidade Federal de Pelotas

Licenciada em Química pela Universidade Federal de Pelotas e mestranda no Programa de Pós-Gradução em Química pela Universidade Federal de Pelotas.

Alzira Yamasaki

Possui graduação em Engenharia Industrial Química pela Faculdade de Engenharia Química de Lorena - hoje denominada Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo - (1986), mestrado em Ciência e Tecnologia do Carvão pela Universidade Federal de Pelotas (1996) e doutorado em Química pela Universidade de Aveiro (2005), com título revalidado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Pelotas e atua nos cursos de Graduação do Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos e do corpo permanente do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) da UFPel. Tem desenvolvido pesquisas e trabalhos na área de ensino, com ênfase em ensino de Ciências e em ensino de Química, experimentação e produção de materiais didáticos.

Fábio André Sangiogo, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Química-Licenciatura (2007), mestrado em Educação nas Ciências (2010) pela UNIJUÍ e doutorado em Educação Científica e Tecnológica (2014) pela UFSC. Atualmente é professor no Centro de Ciências Químicas Farmacêuticas e de Alimentos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), e professor permanente no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Química da UFPel. É o coordenador institucional no Programa Residência Pedagógica da UFPel. Atuou como coordenador do Curso de Licenciatura em Química e na coordenação da área da Química do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência da UFPel. Atua principalmente nos seguintes temas: abordagem temática, perspectiva histórico-cultural, epistemologia e ensino Ciências, linguagem e cognição, e formação de professores.

Publicado
04-05-2023
Como Citar
VIEIRA, B. G.; DE SOUZA, E.; YAMASAKI, A.; SANGIOGO, F. Uma Oficina sobre o Conteúdo de Ligações Químicas Realizada pelo Pibid Química. Revista Insignare Scientia, v. 6, n. 1, p. 464-483, 4 maio 2023.
Seção
Propostas Didáticas