TICs no Ensino de Química: propostas e análises no contexto do estágio supervisionado
DOI:
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2024v7n3.14629Palavras-chave:
Tecnologias Digitais, Formação Docente, Estágio de RegênciaResumo
A utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) exerce um papel cada vez mais importante no dia a dia das pessoas e na educação. Esta pesquisa analisa a experiência do Estágio Supervisionado que mobilizou o uso de diferentes TICs em aulas de Química para o 1º ano do Ensino Médio, no contexto do ensino remoto. Com o intuito de auxiliar na qualificação docente e discente, foram utilizadas diferentes TICs, como: ferramentas do Google, Mentimeter, Phet Colorado, Kahoot! e Instagram. Os resultados mostram que as TICs, no contexto do ensino remoto, se aliaram ao processo de ensino e aprendizagem de Química, despertando o interesse dos estudantes, a interação com os conteúdos químicos e a socialização entre a professora e os colegas. Além disso, o movimento de uso e de reflexão sobre diferentes TICs possibilita a qualificação do processo de formação docente.