TICs no Ensino de Química: propostas e análises no contexto do estágio supervisionado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2024v7n3.14629

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais, Formação Docente, Estágio de Regência

Resumo

A utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) exerce um papel cada vez mais importante no dia a dia das pessoas e na educação. Esta pesquisa analisa a experiência do Estágio Supervisionado que mobilizou o uso de diferentes TICs em aulas de Química para o 1º ano do Ensino Médio, no contexto do ensino remoto. Com o intuito de auxiliar na qualificação docente e discente, foram utilizadas diferentes TICs, como: ferramentas do Google, Mentimeter, Phet Colorado, Kahoot! e Instagram. Os resultados mostram que as TICs, no contexto do ensino remoto, se aliaram ao processo de ensino e aprendizagem de Química, despertando o interesse dos estudantes, a interação com os conteúdos químicos e a socialização entre a professora e os colegas. Além disso, o movimento de uso e de reflexão sobre diferentes TICs possibilita a qualificação do processo de formação docente. 

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Publicado

22-09-2024

Como Citar

TICs no Ensino de Química: propostas e análises no contexto do estágio supervisionado. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 3 a 22, 2024. DOI: 10.36661/2595-4520.2024v7n3.14629. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14629. Acesso em: 3 mar. 2025.

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