Anfíbios nos anos iniciais: estratégia didática envolvendo contos de fadas para o ensino de biologia básica

Authors

  • Lucas Guimarães IFRJ
  • Jéssica Pereira
  • Camila Ferraz

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2020v3i5.11454

Abstract

São inegáveis as contribuições e o interesse que os contos de fadas despertam nas pessoas das mais diversas idades. Na educação, essa atividade pode se tornar um recurso didático-pedagógico para potencializar a aprendizagem. Nesse sentido, o presente trabalho, que tem como destaque o conto de fadas “Príncipe Sapo”, objetivou realizar uma estratégia didática para abordar a temática sobre anfíbios em uma turma do 3º ano do ensino fundamental de uma escola privada de Volta Redonda (RJ). Essa estratégia foi composta por uma abordagem inicial envolvendo desenho, ida ao laboratório para analisar a morfologia de um sapo e, por fim, a modelagem dos membros inferiores dos anuros. Após a aplicação, foi realizada uma análise qualitativa da inserção do conto de fadas para o ensino de ciências nos anos iniciais. Ficou evidente que a inserção de estratégias diferenciadas pode promover uma melhor associação, motivação e interesse dos estudantes pela temática de anfíbios.

 

 

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Published

18-12-2020

Issue

Section

Relatos de Experiências

How to Cite

GUIMARÃES, Lucas; PEREIRA, Jéssica; FERRAZ, Camila. Anfíbios nos anos iniciais: estratégia didática envolvendo contos de fadas para o ensino de biologia básica. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 3, n. 5, p. 362–371, 2020. DOI: 10.36661/2595-4520.2020v3i5.11454. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11454. Acesso em: 5 dec. 2025.