Química no Ensino Fundamental: estabelecendo conceitos por meio do estudo dos perfumes em uma formação continuada

  • Lucas Guimarães IFRJ
  • Flávia Ferreira Faria

Resumo

É notório a dificuldade de desenvolver aulas de Química para alunos do ensino fundamental e médio principalmente em escolas públicas, a falta de recursos dificulta ainda mais demonstrações que facilitem o aprendizado de conceitos em Química. Somado a isso existe o fato da Química só “aparecer” como disciplina no fim do Ensino Fundamental. Essa pesquisa foi realizada em uma formação continuada com professores de Ciências e tem como principal objetivo abordar conceitos químicos dentro de temas que tenham relevância no cotidiano dos alunos, como os perfumes. Além disso, tem também como objetivo expandir o aprendizado de química para o 8º ano do ensino fundamental através de uma proposta de aula. Paralelamente, estas atividades também provocou uma reflexão na prática de ensino para professores da rede pública municipal de Barra Mansa (RJ). A proposta de aula teve como o tema perfume e o olfato. Foi elaborada inicialmente e após foi discutida com o grupo de professores e esses contribuíram para a construção de acordo com sua realidade em sala de aula. Os resultados dessas aulas são apresentados e discutidos, com um enfoque na análise interpretativa das respostas dos questionamentos aplicados durante o encontro de formação continuada. Estes resultados permitem estabelecer algumas correlações entre a impressão dos professores sobre a possibilidade de abordar Química durante todo o ensino fundamental.

 

Publicado
19-09-2019
Como Citar
GUIMARÃES, L.; FARIA, F. Química no Ensino Fundamental: estabelecendo conceitos por meio do estudo dos perfumes em uma formação continuada. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 2, n. 2, p. 255-265, 19 set. 2019.
Seção
Relatos de Experiências