Ciência e Arte: uso de filmes como proposta pedagógica para o ensino de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)
DOI:
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i4.11876Palavras-chave:
Filmes, Ensino-Aprendizagem, IST’sResumo
A utilização do audiovisual para mediar a aprendizagem nas aulas de Ciências Naturais tem crescido constantemente nas escolas. Os filmes possuem um potencial didático-pedagógico importante para os alunos, pois estes conseguem visualizar conflitos e se tornarem críticos. O HIV/AIDS é uma das IST’s que na última década, seu índice de contágio mais que dobrou entre jovens de 15 a 19 anos. Considerando que nessa faixa etária a maioria dos jovens está no ensino médio, buscou-se criar uma proposta pedagógica com a criação de um filme com cenas fragmentadas das obras cinematográficas de filmes estes que abordaram a temática. Os fragmentos no filme foram organizados abordando epidemiologia e o contexto histórico da doença, o uso de drogas e a promiscuidade, a sintomatologia e a ética. O uso do cinema como fins pedagógicos contribuirá na aprendizagem do aluno de forma significativa, pois os filmes são capazes de contribuir na formação e organização prévia dos conceitos