Ciência e Arte: uso de filmes como proposta pedagógica para o ensino de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)
Resumo
A utilização do audiovisual para mediar a aprendizagem nas aulas de Ciências Naturais tem crescido constantemente nas escolas. Os filmes possuem um potencial didático-pedagógico importante para os alunos, pois estes conseguem visualizar conflitos e se tornarem críticos. O HIV/AIDS é uma das IST’s que na última década, seu índice de contágio mais que dobrou entre jovens de 15 a 19 anos. Considerando que nessa faixa etária a maioria dos jovens está no ensino médio, buscou-se criar uma proposta pedagógica com a criação de um filme com cenas fragmentadas das obras cinematográficas de filmes estes que abordaram a temática. Os fragmentos no filme foram organizados abordando epidemiologia e o contexto histórico da doença, o uso de drogas e a promiscuidade, a sintomatologia e a ética. O uso do cinema como fins pedagógicos contribuirá na aprendizagem do aluno de forma significativa, pois os filmes são capazes de contribuir na formação e organização prévia dos conceitos
Downloads
Copyright (c) 2021 Lucas Guimarães, Leonardo da Silva Candido, Carlos Alberto Sanches Pereira, Ana Paula Cunha Pereira
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.