Ciência e Arte: uso de filmes como proposta pedagógica para o ensino de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)

  • Lucas Guimarães IFRJ
  • Leonardo da Silva Candido
  • Carlos Alberto Sanches Pereira
  • Ana Paula Cunha Pereira
Palavras-chave: Filmes, Ensino-Aprendizagem, IST’s

Resumo

A utilização do audiovisual para mediar a aprendizagem nas aulas de Ciências Naturais tem crescido constantemente nas escolas. Os filmes possuem um potencial didático-pedagógico importante para os alunos, pois estes conseguem visualizar conflitos e se tornarem críticos. O HIV/AIDS é uma das IST’s que na última década, seu índice de contágio mais que dobrou entre jovens de 15 a 19 anos. Considerando que nessa faixa etária a maioria dos jovens está no ensino médio, buscou-se criar uma proposta pedagógica com a criação de um filme com cenas fragmentadas das obras cinematográficas de filmes estes que abordaram a temática. Os fragmentos no filme foram organizados abordando epidemiologia e o contexto histórico da doença, o uso de drogas e a promiscuidade, a sintomatologia e a ética. O uso do cinema como fins pedagógicos contribuirá na aprendizagem do aluno de forma significativa, pois os filmes são capazes de contribuir na formação e organização prévia dos conceitos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Guimarães, IFRJ

Doutorando em Ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Mestre em Ensino de Ciências pela mesma instituição (2018). Possui graduação em Química pela Universidade de Taubaté (2015) e graduação em Ciências Biológicas-LICENCIATURA pela Fundação Educacional Rosemar Pimentel (2010). Atualmente é professor de ciências da Prefeitura Municipal de Volta Redonda, professor de ciências da Prefeitura Municipal de Barra Mansa, articulador de ciências da Prefeitura Municipal de Barra Mansa e atuando principalmente nos seguintes temas: História da Ciência no Ensino; Experimentação; Química no Ensino Fundamental.

Leonardo da Silva Candido

Licenciado em Ciências Biológicas eMembro do Grupo Gestor de Serviços em Hemoterapia.

Carlos Alberto Sanches Pereira

Graduado em Ciências Biológicas, Especialista em Bioquímica, Especialista em Hematologia pela UFRJ em 2000, Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela UFRRJ (2001) na área de concentração em Microbiologia Aplicada; Doutor em Biotecnologia Industrial (2007) EEL-USP na área de concentração em Microbiologia Aplicada. Possui experiência em Biotecnologia de micro-organismos: estudos com Lactobacillus e seu papel na estimulação da imunidade; Microbiologia Clínica e Médica; Hematologia Clínica e Laboratorial. Docente/Orientador do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Meio Ambiente do UniFOA, programa no qual desenvolve estudos relacionados ao uso de atividades lúdicas como ferramenta para o ensino em Ciências Biológicas e Saúde. Estuda também os aspectos epidemiológicos de bactérias isoladas de Otites em Cães, e sua relação com a conduta terapêutica e com o ensino médico.

Ana Paula Cunha Pereira
Doutora em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2012) com período Sanduíche pela Leeds Beckett University  Reino Unido (2011, CAPES), Mestrado em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco - UCB (2006) e Graduação em Educação Física pela Universidade Castelo Branco (1993). Atua como Docente de Educação Física da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro desde 1994. Docente do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA (2013) nos Cursos de Licenciaturas em Educação Física, Ciências Biológicas e na Graduação em Enfermagem. É Docente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (2018) e membro do Núcleo de Acessibilidade Institucional do UniFOA. Atualmente integra o Banco de Avaliadores do SINAES BASis INEP/MEC (2018).
 
Publicado
20-06-2021
Como Citar
GUIMARÃES, L.; CANDIDO, L.; PEREIRA, C.; PEREIRA, A. P. Ciência e Arte: uso de filmes como proposta pedagógica para o ensino de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Revista Insignare Scientia - RIS, v. 4, n. 4, p. 40-52, 20 jun. 2021.