O entendimento de professores experientes ao serem desafiados a desenvolver o ensino de Química a partir de temas do contexto social

Authors

  • Ana Luiza de Quadros Universidade Federal de Minas Gerais
  • Giovana França Carneiro Fernandes Universidade Federal de Minas Gerais
  • Mariana Gonçalves Dias Universidade Federal de Minas Gerais
  • Laila Thayanne Gomes de Almeida Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2019v2i4.10927

Keywords:

material didático, Química, Ensino baseado no contexto

Abstract

O ensino a partir de temas de interesse dos estudantes, que propiciem a inserção de conceitos científicos é um pressuposto importante para promover a participação ativa dos estudantes e o envolvimento deles com a Ciência. Foi produzido um material didático de Química baseado no contexto, abordando o tema “Água”. Esse material foi entregue a professores experientes para ser desenvolvido nas escolas. Com o objetivo de analisar a percepção dos professores sobre o ensino a partir de temas do contexto, desenvolvemos este trabalho. Ao final da experiência, realizamos uma entrevista semiestruturada com três professores. A análise dessas entrevistas mostrou que professores ressaltaram a participação e o interesse dos estudantes nas aulas temáticas e a dificuldade em implementar o ensino baseado no contexto se não houver um material didático adequado, tanto par ao professor quanto para os estudantes.

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Author Biographies

  • Mariana Gonçalves Dias, Universidade Federal de Minas Gerais

    Bolsista de Iniciiação Científica

  • Laila Thayanne Gomes de Almeida, Universidade Federal de Minas Gerais

    Professora de Química da Educação Básica. Bolsista de apoio técnico.

Published

19-12-2019

How to Cite

O entendimento de professores experientes ao serem desafiados a desenvolver o ensino de Química a partir de temas do contexto social. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 62–78, 2019. DOI: 10.36661/2595-4520.2019v2i4.10927. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10927. Acesso em: 3 mar. 2025.