O entendimento de professores experientes ao serem desafiados a desenvolver o ensino de Química a partir de temas do contexto social

  • Ana Luiza de Quadros Universidade Federal de Minas Gerais
  • Giovana França Carneiro Fernandes Universidade Federal de Minas Gerais
  • Mariana Gonçalves Dias Universidade Federal de Minas Gerais
  • Laila Thayanne Gomes de Almeida Universidade Federal de Minas Gerais
Palavras-chave: material didático, Química, Ensino baseado no contexto

Resumo

O ensino a partir de temas de interesse dos estudantes, que propiciem a inserção de conceitos científicos é um pressuposto importante para promover a participação ativa dos estudantes e o envolvimento deles com a Ciência. Foi produzido um material didático de Química baseado no contexto, abordando o tema “Água”. Esse material foi entregue a professores experientes para ser desenvolvido nas escolas. Com o objetivo de analisar a percepção dos professores sobre o ensino a partir de temas do contexto, desenvolvemos este trabalho. Ao final da experiência, realizamos uma entrevista semiestruturada com três professores. A análise dessas entrevistas mostrou que professores ressaltaram a participação e o interesse dos estudantes nas aulas temáticas e a dificuldade em implementar o ensino baseado no contexto se não houver um material didático adequado, tanto par ao professor quanto para os estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Gonçalves Dias, Universidade Federal de Minas Gerais

Bolsista de Iniciiação Científica

Laila Thayanne Gomes de Almeida, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora de Química da Educação Básica. Bolsista de apoio técnico.

Publicado
19-12-2019
Como Citar
QUADROS, A.; FERNANDES, G.; DIAS, M.; DE ALMEIDA, L. O entendimento de professores experientes ao serem desafiados a desenvolver o ensino de Química a partir de temas do contexto social. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 2, n. 4, p. 62-78, 19 dez. 2019.