O entendimento de professores experientes ao serem desafiados a desenvolver o ensino de Química a partir de temas do contexto social
Resumo
O ensino a partir de temas de interesse dos estudantes, que propiciem a inserção de conceitos científicos é um pressuposto importante para promover a participação ativa dos estudantes e o envolvimento deles com a Ciência. Foi produzido um material didático de Química baseado no contexto, abordando o tema “Água”. Esse material foi entregue a professores experientes para ser desenvolvido nas escolas. Com o objetivo de analisar a percepção dos professores sobre o ensino a partir de temas do contexto, desenvolvemos este trabalho. Ao final da experiência, realizamos uma entrevista semiestruturada com três professores. A análise dessas entrevistas mostrou que professores ressaltaram a participação e o interesse dos estudantes nas aulas temáticas e a dificuldade em implementar o ensino baseado no contexto se não houver um material didático adequado, tanto par ao professor quanto para os estudantes.
Downloads
Copyright (c) 2019 Ana Luiza de Quadros, Giovana França Carneiro Fernandes, Mariana Gonçalves Dias, Laila Thayanne Gomes de Almeida
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.