“- Professora .... está me dando uma raiva!”: quando o sexismo na Ciência é discutido em aulas de graduação

Palavras-chave: Mulheres na Ciência, igualdade de gênero, formação de professores

Resumo

A história da Ciência tem mostrado que não são raros os episódios em que o trabalho de mulheres foi obscurecido ou até mesmo eliminado de registros. Pesquisas atuais mostram que apesar da participação de mulheres em núcleos de pesquisa e em publicações científicas ter aumentado significativamente, o sexismo ainda se mantém. Considerando essa problemática, gravamos em vídeo um conjunto de aulas envolvendo graduandos do curso de Licenciatura em Química em que o papel da mulher na Ciência emergiu nas discussões, a partir das histórias de Marie Curie e de Rosalind Franklin. A análise dessas aulas mostrou que a participação dos graduandos nesse tipo de discussão ainda é limitada e que posicionamentos mais claros e coerentes surgem entre aqueles que já tiveram a oportunidade de refletir sobre o assunto. Considerando que na sociedade, de maneira geral, o machismo e o sexismo ainda são corriqueiros, a escola tem um papel importante nessa discussão. Assim sendo, é fortemente indicado que os professores em formação sejam chamados a conhecer aspectos da Ciência que foram obscurecidos em função de resultados positivos das pesquisas e a refletir sobre o quanto ainda precisamos avançar na redução das desigualdades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Luiza de Quadros, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Ciências Licenciatura de 1º Grau pela Universidade Federal de Santa Maria (1983), graduação em Licenciatura Plena Em Química pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1986), mestrado em Educação Nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1999) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010). Atualmente é professor visitante do Instituto Federal Minas Gerais, voluntário da Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisador mineiro da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, química, ensino de química, ensino superior e aprendizagem.

Publicado
04-05-2023
Como Citar
BUCCINI PENA, D.; QUADROS, A. “- Professora .... está me dando uma raiva!”: quando o sexismo na Ciência é discutido em aulas de graduação. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 6, n. 1, p. 323-344, 4 maio 2023.

Artigos mais lidos pelo(s) mesmo(s) autor(es)