Aspectos da ética no Ensino de Ciências: uma análise de livro didático do Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2024v7n3.14619

Palavras-chave:

projetos integradores, pesquisa documental, educação CTSA

Resumo

Diante dos inúmeros desafios socioambientais, nota-se a importância da formação ética, sobretudo no contexto do ensino de ciências. A educação ciência-tecnologia-sociedade-ambiente (CTSA) proporciona oportunidades para explorar explicitamente questões éticas, melhorando a qualidade da formação do estudante. O objetivo deste trabalho foi analisar a abordagem da ética de Projetos Integradores de um livro didático de ciências do Ensino Médio, visando compreender como a ética se incorpora ao ensino de ciências em materiais curriculares. Este trabalho trata-se de uma pesquisa documental, exploratória e qualitativa, na qual adotou-se a análise de conteúdo. A literatura de filosofia moral foi utilizada como critério de análise, considerando o contexto de uso dos termos relacionados à ética encontrados no livro. No contexto dos Projetos Integradores do Novo Ensino Médio, a ética ainda se encontra de modo superficial e, por isso, sugere-se uma abordagem mais crítica e aprofundada para, de fato, promover uma integração entre disciplinas, enfatizando a formação docente para ter mais autonomia e criticidade ao utilizar o livro didático.

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Publicado

22-09-2024

Como Citar

LING, Cheng Ju; HSUAN, Tseng Hsiao; PEREIRA, Ademir de Souza; SIMÕES, Bruno dos Santos; CONRADO, Dália Melissa. Aspectos da ética no Ensino de Ciências: uma análise de livro didático do Ensino Médio. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 7, n. 3, p. 251 a 269, 2024. DOI: 10.36661/2595-4520.2024v7n3.14619. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14619. Acesso em: 1 abr. 2025.