Aspectos da ética no Ensino de Ciências: uma análise de livro didático do Ensino Médio
Resumo
Diante dos inúmeros desafios socioambientais, nota-se a importância da formação ética, sobretudo no contexto do ensino de ciências. A educação ciência-tecnologia-sociedade-ambiente (CTSA) proporciona oportunidades para explorar explicitamente questões éticas, melhorando a qualidade da formação do estudante. O objetivo deste trabalho foi analisar a abordagem da ética de Projetos Integradores de um livro didático de ciências do Ensino Médio, visando compreender como a ética se incorpora ao ensino de ciências em materiais curriculares. Este trabalho trata-se de uma pesquisa documental, exploratória e qualitativa, na qual adotou-se a análise de conteúdo. A literatura de filosofia moral foi utilizada como critério de análise, considerando o contexto de uso dos termos relacionados à ética encontrados no livro. No contexto dos Projetos Integradores do Novo Ensino Médio, a ética ainda se encontra de modo superficial e, por isso, sugere-se uma abordagem mais crítica e aprofundada para, de fato, promover uma integração entre disciplinas, enfatizando a formação docente para ter mais autonomia e criticidade ao utilizar o livro didático.
Downloads
Copyright (c) 2024 Cheng Ju Ling, Tseng Hsiao Hsuan, Ademir de Souza Pereira, Bruno dos Santos Simões, Dália Melissa Conrado
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.