A utilização de um microbiodigestor como recurso didático no ensino de química

  • Ademir de Souza Pereira Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD
  • Tatiane de Oliveira Pereira Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul
  • Willian Ayala Correa Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul
  • Antônio Costa Neto
Palavras-chave: microbiodigestor, CTS, proposta did´ática

Resumo

Este relato de experiência apresenta os resultados de uma intervenção didática, desenvolvida com os alunos do segundo ano do ensino médio de uma escola pública do interior do estado de Mato Grosso do Sul; com o intuito de investigar propor discussões conceituais e científica a partir da perspectiva CTS, além de averiguar a potencialidade didática de um microbiodigestor. Realizamos a partir da constituição de uma sequência didática de quatro aulas intercaladas e acompanharam, por 18 dias, o funcionamento de protótipo microbiodigestor. Os resultados apontam que o microbiodigestor é material em potencial para ser trabalhado em aulas de química, pois possibilitou a argumentação e a reflexão sobre diversos conceitos e sociais. A partir do tema proposto e das argumentações dos grupos de alunos, foi possível perceber que a utilização de uma proposta didática envolvendo um microbiodigestor possui potencialidade didática para a abordagem CTS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiane de Oliveira Pereira, Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul

Mestra em Recursos Naturais (UEMS), Licenciada e Bacharela em Química (UFGD), docente da Secretaria Estadual de Mato Grosso do Sul (SED/MS) 

Willian Ayala Correa, Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul

Doutorando em Qu´ímica pela (UFMS), mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental (UFGD), Licenciado em Química (UFGD), docente da Secretaria Estadual de Mato Grosso do Sul (SED/MS) 

Antônio Costa Neto

Licenciado em Química, discente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGEMat/UFGD)

Publicado
16-03-2022
Como Citar
PEREIRA, A.; PEREIRA, T.; CORREA, W.; NETO, A. A utilização de um microbiodigestor como recurso didático no ensino de química. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 5, n. 1, p. 525-540, 16 mar. 2022.
Seção
Relatos de Experiências