Elementos da relação com o saber experimental na visão de docentes de Ciências da Natureza

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2024v7n1.13678

Palavras-chave:

Atividades Experimentais, Teoria da relação com o saber, Formação de professores de Ciências

Resumo

Neste artigo discutimos, à luz da teoria da relação com o saber, sobre a relação de docentes de Ciências da Natureza da Educação Básica para com as práticas experimentais. Para tanto, realizamos uma entrevista semiestruturada que teve como objetivo discutir quais relações com o saber sobre as atividades experimentais foram construídas por docentes de escolas públicas em um município no interior de Mato Grosso do Sul. A análise mostra que os(as) docentes investigados apresentam uma visão distorcida sobre o papel das atividades experimentais no Ensino de Ciências, aspecto possivelmente causado pelas frágeis relações com os saberes científicos na dimensão epistêmica. Além disso, destaca-se a relevância dos elementos da dimensão social, construídos na relação com o outro e com o mundo por meio de vivências durante o curso de formação inicial, o que possibilitou maior contato com as práticas experimentais. Dessa forma, a análise indica a necessidade de um trabalho mais significativo na formação inicial de docentes, com uma (re)significação das atividades experimentais dentro dos currículos dos cursos de formação de professores.

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Publicado

05-06-2024

Como Citar

MILAGRES, Patricia Suziel Lima da Rocha; SIMÕES, Bruno dos Santos. Elementos da relação com o saber experimental na visão de docentes de Ciências da Natureza. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 7, n. 1, p. 266–287, 2024. DOI: 10.36661/2595-4520.2024v7n1.13678. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13678. Acesso em: 29 mar. 2025.

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