Construindo saberes: integrando conhecimentos prévios, práticas e tecnologias para uma aprendizagem significativa sobre geração de energia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2025v8n1.14516

Palavras-chave:

Ensino potencialmente significativo, Energias renováveis, Integração de conhecimentos prévios, Estratégias pedagógicas, Tecnologias educacionais

Resumo

O artigo aborda a importância da integração dos conhecimentos prévios dos alunos no processo de aprendizagem, especialmente na Engenharia Elétrica e na disciplina de Geração de Energia. Com os avanços tecnológicos e as demandas sociais, torna-se essencial atualizar as abordagens pedagógicas, enfatizando a educação em energias renováveis para um futuro sustentável. O estudo objetiva avaliar a eficácia das estratégias de ensino, analisando como a conexão entre novos conhecimentos e a estrutura cognitiva dos alunos pode aprimorar a aprendizagem. A pesquisa aplicada foi realizada em uma universidade no Rio Grande do Sul, com alunos de Engenharia Elétrica, utilizando métodos qualitativos e quantitativos. Foram aplicadas atividades práticas, estudos de caso, simulações, experimentos e o uso de plataformas online, como o Kahoot, para avaliar o engajamento e a compreensão dos alunos. A metodologia incluiu questionários, provas descritivas e atividades interativas, cuja análise de dados por meio de gráficos permitiu identificar áreas de domínio e pontos que necessitam de reforço no ensino. Os resultados indicaram um bom entendimento geral, mas revelaram dificuldades em tópicos específicos. O estudo evidenciou que a combinação entre teoria, prática e tecnologia mostrou-se essencial para a aprendizagem, reforçando a necessidade de suporte adicional e do desenvolvimento contínuo dos professores.

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Biografia do Autor

  • Antônio Vanderlei dos Santos, Dr., Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

    Um cristão cientista, que possui graduação em Licenciatura Em Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1990), mestrado em Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993) e doutorado em Ciências área de concentração Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997). Atualmente é professor tempo integral da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada, atuando principalmente nos seguintes temas: estrutura eletrônica, estrutura de bandas, nitretação, ensino da física e ligas magnéticas. Professor do mestrado em ensino científico e tecnológico atuando nas linhas de pesquisa de Tecnologias da Informação e Ensino de Ciências ,Práticas Educativas no Ensino de Ciência e Tecnologia. Também é professor do Mestrado em Gestão Estratégica de Organizações, ministra a cadeira Gestão do Conhecimento e Inovação e atua na linha de pesquisa Desenvolvimento e Organização Social. Na gestão da inovação é coordenador do Núcleo de Inovação e Transferência Tecnológica do campus de Santo Ângelo RS(NITT), atuando em vários projetos, também é Gestor Cientifico do Parque Cientifico e Tecnológico das Missões (TecnoURI Missões). Na gestão acadêmica é o atual Sub Coordenado do mestrado Ensino Científico e Tecnológico. Realizou pós Doutorado na Universidade de passo Fundo no ano de 2018-2019, colaborador voluntário dos Comitês Governança em Educação e Governança em Inovação da Rede Governança Brasil.

  • Bruna Teresinha Klassen Tusset, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

    Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões(2020) e ensino-medio-segundo-grau pelo Colégio Frederico Jorge Logemann(2015). Mestranda em Ensino Científico e Tecnológica da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI Santo Ângelo.

  • Lucas de Carvalho, Me., Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

    Mestre em Engenharia pela Universidade de Passo Fundo, Pós-Graduando em Engenharia de Segurança do Trabalho na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI Santo Ângelo. Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - campus Unijuí - Ijuí. Atualmente é professor ensino superior da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, nos campus de Santo Ângelo e São Luiz Gonzaga/RS. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Distribuição e Transmissão da Energia Elétrica.

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Publicado

06-05-2025

Como Citar

STRACKE, Marcelo Paulo; SANTOS, Antônio Vanderlei dos; TUSSET, Bruna Teresinha Klassen; CARVALHO, Lucas de. Construindo saberes: integrando conhecimentos prévios, práticas e tecnologias para uma aprendizagem significativa sobre geração de energia. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 8, n. 1, p. e14516, 2025. DOI: 10.36661/2595-4520.2025v8n1.14516. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14516. Acesso em: 17 jun. 2025.